Ano passado, o Samu em Sergipe ampliou atendimentos, com grandes investimentos do governo federal
É inevitável. Governos estaduais pegam carona, por assim dizer, nos acertos do Planalto. Quando exitoso, o governo federal puxa o burro empacado da administração estadual, obediente a uma Lei da Física. Compelido por um corpo em movimento, o objeto em questão tende a entrar também em movimento. Um é a corda, o outro a caçamba.
Tome-se como exemplo os bons resultados do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). Ano passado, o Samu em Sergipe ampliou atendimentos, consequência lógica da melhoria observada em equipamento e estrutura. A maior parte do investimento, entretanto, provém do governo federal.
Entre os principais avanços está a redução do tempo médio de resposta, que caiu em cerca de 25 minutos, em comparação ao ano anterior. O resultado é fruto de uma série de ações estratégicas, como a modernização da frota.
Ocorre que Sergipe foi contemplado com novas ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde, dentro da política nacional de fortalecimento do Samu, ampliando a disponibilidade e a presença no estado.
O governo de Sergipe atualizou benefícios dos profissionais do Samu 192. Sem a infraestrutura entregue de mãos beijadas pelo governo Lula, grosso do investimento, entretanto, os resultados não seriam os mesmos, certamente deixariam muito a desejar.


