Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Eduardo Côrtes é empossado procurador-geral de contas do Estado de Sergipe


Avatar

Publicado em 14 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


EDUARDO CÔRTES PRESTA JURAMENTO (Ana Lícia Menezes/PMA)

A posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE), Eduardo Côrtes, ocorreu nesta quarta-feira (13), durante sessão solene realizada no auditório Lourival Baptista, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), sob a presidência da conselheira Susana Azevedo. Côrtes ficará à frente da instituição durante o biênio 2024-2025.
Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral de contas reconheceu três eventos que ele classificou como significativos e excepcionais, como ponte para sua chegada ao novo cargo: a sobrevivência de seus pais às perseguições do Regime Militar, o ingresso na carreira do MPC em 2005 e a sua nomeação para o cargo de Procurador-Geral.
“Foi justamente com o Ministério Público, esse órgão autônomo – que é fruto, também ele, da Constituição Cidadã – defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, que me identifiquei plenamente e para o qual confluíram meus anseios de trabalhar por um Direito que fosse instrumento de transformação social, nunca de legitimação de injustiças”, disse.
Ainda durante a solenidade, o ex-procurador-geral João Bandeira de Mello agradeceu a familiares, amigos e autoridades, principalmente, ao Governador do Estado, Fábio Mitidieri, e a todo o colegiado da Corte de Contas pelo apoio e compreensão no dia-a-dia do avançar ministerial. Ele também destacou a competência de Eduardo Côrtes para exercer a nova função.
Representando todo o colegiado do TCE, em sua fala, o conselheiro Ulices Andrade se referiu a Côrtes como “um dos seus técnicos mais notáveis e respeitados”. “Eduardo Côrtes foi técnico judiciário, defensor público, professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo, Mestre em Direito Ambiental. Este, aliás, é um momento histórico para o Tribunal de Contas do Estado do Estado de Sergipe. […] Eduardo Côrtes é uma força jovem e poderosa do Direito, da Justiça e da democracia em ação”, destacou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade