Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Escola tech garante inclusão digital aos alunos e familiares da rede municipal


Avatar

Publicado em 15 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Alunos observam computadores durante a aula (Marcelle Cristinne/ASN)

Com o objetivo de qualificar cada vez mais o ensino na rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), lançou o programa Escola Tech, um pacote de modernização digital que abrange todas as 79 escolas da rede. Com um investimento de R$ 75 milhões, a iniciativa contempla a aquisição de câmeras aéreas, totens de reconhecimento facial, que registra a presença dos alunos em sala de aula, displays interativos de 75″, conectados à rede de internet da Prefeitura de Aracaju, e também conta com mais de 25 mil notebooks, que estão sendo entregues aos alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Os notebooks podem ser levados para casa, promovendo inclusão digital para toda a família, facilitando o acesso a serviços municipais e auxiliando na aprendizagem do aluno, já que os aparelhos possuem conteúdos pedagógicos.
O secretário municipal da educação, Ricardo Abreu, explica que o “Escola Tech” faz parte do plano de governo da gestão municipal. O programa consiste em dotar todas as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju com equipamentos tecnológicos que possam tanto otimizar a gestão das escolas, como também transformar a escola em um local mais receptivo e atrativo para os alunos, com melhores condições de trabalho para os professores. Para isso, os gestores passaram os anos de 2022 e 2023 fazendo pesquisas, visitando outras cidades que também possuem modelos tecnológicos semelhantes, para que pudessem implementar em Aracaju a melhor solução para as questões específicas da rede.
“Fizemos um pacote com uma série de soluções, e uma delas é um projeto ambicioso de inclusão digital, não só dos nossos estudantes, mas também das suas famílias, que é a distribuição de aproximadamente 26 mil notebooks educacionais, com internet ilimitada durante um ano, e conteúdos embarcados, que os alunos poderão levar para as suas residências e para as suas escolas. Nas suas residências, os alunos terão uma extensão da escola, tendo acesso às atividades do professor, conteúdos e todo o conhecimento que está disponível na internet. Estamos também dando a inclusão digital às suas famílias, que poderão usar o computador para terem acesso aos serviços da Prefeitura de Aracaju”, completa o secretário.
Segundo o diretor de inovação da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior, permitir que as crianças levem seus notebooks para casa, faz com que esses alunos consigam cumprir suas atividades no contraturno, coisa que não seria possível se os dispositivos estivessem na escola. Além disso, dá a oportunidade para que as famílias acessem todos os serviços que estão disponíveis da Prefeitura de Aracaju, no meio digital, bem como matrícula online, marcação de consulta, guia de IPTU, benefícios sociais, entre outros.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade