**PUBLICIDADE


Esforço civilizatório 


Avatar

Publicado em 01 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada, vai começar no dia 25 de março. Segundo o governo federal, em pronunciamento mediado pelo Ministério da Saúde, o aumento da circulação de vírus respiratórios no país não pode ser ignorado.
Trata-se aqui de um esforço civilizatório. A pasta informou ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir do dia 20 de março. Municípios do Norte já realizaram a imunização entre novembro e dezembro do ano passado, atendendo às particularidades climáticas da região.
A ausência de cobertura vacinal traduz perfeitamente o desamparo das políticas públicas de saúde no Brasil dos últimos anos. Neste particular, a maior parte do trabalho já tinha sido realizado em governos passados, responsável pela erradicação do vírus do sarampo e da poliomielite, por exemplo. Mas o ministério da saúde dormiu no ponto e, agora, a população quer ver o Zé Gotinha pelas costas, movidas por receio infundado. Pior para as mais de 800 vítimas derrubadas pelo sarampo, ano passado. 
Vacina só faz bem. Trata-se aqui de uma conquista civilizatória. Infelizmente, a insuficiência de campanhas públicas capazes de informar a população sobre a importância da imunização trouxe velhos fantasmas de volta à ativa. Sarampo, pólio, difteria, tétano e até febre amarela. Embora os livros de história lembrem o esforço de Oswaldo Cruz, médico sanitarista responsável pela campanha de erradicação de endemias, ainda no século XIX, o descuido dos gestores públicos garantiu a sobrevida de uma dor de cabeça secular.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE