Max, o 'Cinzento', acaba de completar 18 anos
Ex-interno é acusado por 60 assaltos em Itabaiana
Publicado em 07 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
A Polícia Militar prendeu na noite de anteontem um rapaz apontado com um dos principais assaltantes de Itabaiana (Agreste): Max Almeida de Carvalho, o "Cinzento", 18 anos, ex-interno do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Segundo a polícia, ele já era investigado como suspeito em uma tentativa de homicídio e cerca de 60 assaltos ocorridos nos últimos três meses na cidade serrana e outros municípios da região. A prisão aconteceu no Hospital Regional Pedro Garcia Moreno, onde o acusado foi internado depois de levar dois tiros em uma tentativa de assalto ocorrida na Avenida Luiz Magalhães, centro de Itabaiana, por volta das 20h de quarta.
Max havia tentado roubar uma motoneta e chegou a anunciar o assalto, ameaçando o condutor com um revólver, mas foi surpreendido pela reação da vítima, que sacou outra arma, disparou duas vezes e fugiu. Mesmo ferido nas costas e na coxa esquerda, "Cinzento" conseguiu correr e assaltar outro motociclista, roubando uma motoneta Shineray. O autor dos tiros ainda não foi identificado. De acordo com o tenente-coronel Reinaldo Chaves, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), o ex-interno tentou escapar da polícia com a ajuda de um tio, que o levou para ser atendido no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória (Sertão).
"Ele conseguiu se evadir, invadiu uma casa. A Polícia Militar vez vários cercos, porque ele frequenta várias residências, de várias ‘esposas’ que ele tem, e posteriormente ele foi conduzido por um parente para o hospital de Glória, tentando fugir da polícia, isso porque uma equipe da polícia já estava aguardando por ele no hospital de Itabaiana. Como ele não conseguiu ser atendido em Glória, o Samu trouxe ele de volta para o hospital de Itabaiana. Os funcionários já tinham sido orientados a ficar atentos e a acionar a Polícia Militar.
E assim que ele recebia o atendimento, voltamos para o hospital e efetuamos a prisão", relata o coronel.
Max foi levado para a Delegacia Regional de Itabaiana assim que o atendimento médico foi concluído – os PMs aguardaram a liberação dos médicos. Em seguida, ele foi autuado em flagrante e reconhecido por policiais que o investigavam por alguns assaltos recentes. Alguns foram cometidos com extrema violência. "Já teve ocasiões em que ele atirou contra policiais do 3º Batalhão. Informações dão conta de que, em um desses assaltos, ele atirou contra um indivíduo que veio a ficar paralítico. Desde que ele saiu do Cenam, há aproximadamente um mês e meio, ele vinha aterrorizando Itabaiana. A modalidade principal era o roubo de celulares e ciclomotores, e ele sempre agia com violência", disse Chaves.
Segundo o comandante, "Cinzento" completou 18 anos no último dia 28 de outubro e, por pouco, não foi preso em plena festa de aniversário. "Quando ele completou a maioridade, ele fez uma comemoração em uma barragem. A PM foi acionada, mas não conseguiu prendê-lo ao chegar ao local e continuou a fazer diligências", confirma, lembrando ainda que o rapaz já foi apreendido várias vezes quando ainda era adolescente, chegando a ser internado no Cenam e na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), ambas em Aracaju.
Uma das últimas apreensões de Max aconteceu em 2013, quando ele participava do velório de um parceiro que morreu durante um assalto com a participação dele. "Ele cumpriu medida socioeducativa e, por conta da nossa legislação, ele ficava pouco tempo preso e era liberado depois de cumprir as medidas. Ou então ele fugia [das unidades]. Agora, com a prisão dele, esperamos trazer mais tranquilidade para a população de Itabaiana", completa o oficial. A polícia ainda procura pela motoneta que foi roubada na noite de anteontem, depois que o acusado foi ferido. A participação de "Cinzento" no tráfico de drogas e em alguns assassinatos ainda é investigada pela Delegacia de Itabaiana. (Gabriel Damásio)