Segunda, 04 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Familiares de internos pedem fim de revistas ‘vexatórias’


Avatar

Publicado em 07 de setembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Mulheres protestam na entrada do presídio do Santa Maria.

Contrário ao modo como estão sendo conduzidas as revistas no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, região Sul de Aracaju, um grupo de familiares de detentos decidiu realizar um ato público nas imediações da entrada principal do espaço de Segurança Pública. A manifestação aconteceu no início da manhã de ontem e foi monitorada por profissionais da Polícia Penal – responsáveis pela manutenção da ordem no interior do Complexo Penitenciário -, bem como por agentes da Polícia Militar. Conforme denunciado pelos familiares, as revistas seguem carregadas de humilhação, pressão psicológica, bem como segue no sentido contrário do que é previsto pelos Direitos Humanos.
Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), no final da manhã de ontem a deputada Linda Brasil (Psol), se solidarizou com as famílias. “Falando sobre direitos, hoje está acontecendo uma manifestação lá no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria. Organizado pelos familiares das pessoas privadas de liberdade, com objetivo de pedir o fim da revista vexatória que esses familiares passam diariamente. Todo nosso apoio aos familiares, que também denunciam as condições, como selas super lotadas, onde pessoas precisam se revezar para dormir, água potável para beber, restrição ao banho de sol e visitas interrompidas sem explicação”, disse.
Por intermédio de nota pública compartilhada já no início da tarde, a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc) informou que a gestão do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) recebeu os integrantes do movimento, na presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), para entendimento das reivindicações, sendo dados os encaminhamentos, dentro das exigências legais. A Sejuc revelou ainda que todas as atividades realizadas no complexo seguiram normalmente, sem nenhuma alteração administrativa e operacional em virtude da manifestação.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade