Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE


Forró e fuleiragem


Publicado em 07 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


De chatice, ninguém os pode acusar (Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Se o amigo Djenal tomou aulas de zabumba, eu não sei. Já testemunhei, entretanto, a alegria que toma A Casa do Mangue, o bistrô mais charmoso da cidade, quando o sujeito invade o palco e rouba a cena com o instrumento dito cujo em punho. Ali, onde ele assume o papel de anfitrião e recebe toda a cena musical da terrinha de braços abertos, ninguém erra o tempo, ninguém sai do tom.
Djenal, mais Wesley Tchapas e Paulinho Só, estão unidos no Xoxótrio. A grande estreia se dará justamente à beira do mangue, em três datas: 07, 14 e 28 de junho. No repertório, presume-se, muito forró raiz e fuleiragem.
O meu amigo, vira e mexe, aparece aqui. Filho de um Djenal, pai de outro, Djenal Gonçalves Filho tem o maior orgulho da própria assinatura. E não deu sossego a ninguém, enquanto não a viu estampada na lombada de um livro. Era tatu pra cá, tatu pra lá. Tatu no café, no almoço e na janta. Os amigos não aguentavam mais. Eu mesmo, dispusesse de recursos, teria bancado a impressão de O Tatu de Piraquê com meu próprio bolso, antes da Edise, só para ver se ele arranjava outro assunto. E, no entanto, de chatice ninguém pode o acusar.
Djenal não conheceu um único dia triste na vida. E sabe ser grato a tão boa sorte. Faça chuva, faça sol, a varanda de seu apartamento está aberta para qualquer um que chegue em missão de paz, até altas horas. Quando o dono da casa finalmente é vencido pelo cansaço e a bebida acaba, ele recolhe a língua enrolada, à francesa. O último a sair que trate de apagar a luz.
O bom humor é um atributo exclusivo do verdadeiro caráter. Há canalhas, claro, capazes de sorrir amarelo, os dentes brancos e sorrisos falsos abertos a esmo. Mas não é de pose que se trata aqui. Djenal escreve do mesmo modo como vive, fazendo amigos sem abrir mão da piada, propondo brindes, virando as taças, na flauta.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE