**PUBLICIDADE


Gatunos cibernéticos


Publicado em 13 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


“A internet não é uma terra de faz de conta, sem nenhum ponto de contato com a realidade tangível.”

Os golpistas de tocaia nas esquinas da internet têm se aproveitado da imagem de homens públicos para ludibriar os incautos. Dias atrás, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi obrigado a advertir amigos, conhecidos e familiares que não trocou de número, nem enviou convites para a participação em grupos ancorados em um aplicativo de troca de mensagens. Ontem, o governador Belivaldo Chagas fez a mesma advertência.
O golpe é engenhoso. Ao se debruçar sobre a denúncia do prefeito Edvaldo Nogueira, a Polícia Civil descobriu que foram realizados convites em nome de supostos assessores políticos, a fim de enganar as vítimas e ter acesso a seus dados pessoais.
Segundo os investigadores, a fraude cometida com o auxílio de tecnologia impressiona pela ousadia. Os criminosos encaminharam mensagens sugerindo o ingresso em grupos supostamente mantidos pela Prefeitura de Aracaju no WhatsApp. Depois, solicitaram um código enviado antes, com segundas intenções. A sequência numérica é a chave usada pelos bandidos para clonar o aparelho celular dos desavisados.
Fica o alerta: A internet não é uma terra de faz de conta, sem nenhum ponto de contato com a realidade tangível. Muito ao contrário. Além de ambiente muito atrativo para o comércio de bens e serviços, além de configurar uma grande arena pública e ser usada um grande balcão de ideias, a rede mundial de computadores é também um espaço de convivência, frequentado por todo tipo de gente – criminosos incluídos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE