**PUBLICIDADE
Governo brinca com o perigo
Publicado em 02 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
O Governo de Sergipe brinca com o perigo, minimiza o potencial letal da pandemia de coronavírus, ainda em curso. O aumento no número de casos de covid exige providências. Mas as autoridades locais não têm pressa. Restrições, apenas a semana que vem, após um fim de semana repleto de festas.
Em Aracaju, por exemplo, há bloquinho de carnaval anunciado, com expectativa de reunir um público imenso. Para este evento, no entanto, a canetada do governador Belivaldo Chagas chega muito tarde. De acordo com o decreto mais recente, ficam prorrogadas as medidas atuais até o próximo domingo, 07 de fevereiro. Maiores restrições às aglomerações responsáveis pelo contágio de covid só entram em vigor a partir de segunda-feira.
O governador vacila. Teme a pressão dos empresários do setor de eventos, talvez. Os interesses em conflito, no entanto, não deveriam desviar Belivaldo do compromisso assumido junto com o próprio mandato. Trata-se aqui de um princípio inegociável, justamente o respeito à vida.
Em contexto de negligência com a saúde pública, resta aos cidadãos sergipanos assumir a própria cota de responsabilidade, evitar aglomerações, manter o distanciamento social, adotar as máscaras de proteção. Nem tudo o que é permitido convém. O governo de Sergipe falha ao protelar providências mais rígidas, apesar das consequências previsíveis. Mas ninguém está obrigado a cair na folia.