**PUBLICIDADE
Publicidade

Idade não te define: metas para 2024


Avatar

Publicado em 05 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


* Antonio Passos

Tenho um colega de trabalho que assumiu na primeira hora o perfil de candidato a influencer digital, no modo lista de bons conselhos.
De 2016 pra cá um transtorno de comportamento se manifestou. O volume das mensagens foi multiplicado e o tema passou a ser política.
Uma pessoa que nunca havia mostrado muito interesse pelo assunto, vestiu-se de verde e amarelo e incorporou o personagem salvador da pátria.
Sobre essa onda creio que não seja preciso falar, pois, cada brasileiro que não chafurdou descobriu o seu prosaico doutrinador de estimação.
Esses dias, uma novidade! Eis que me chegou do candidato a influencer uma mensagem sob o título: “Regras para fazer um idoso feliz em 2024”.
Na lista, os primeiros conselhos são: Não se meta na vida dos filhos; Não interfira na educação dos netos. Percebo nos dois pitacos um ranço de rancor.
Alcançando os olhos de quem esteja vivenciando conflitos em família os conselhos miúdos brilham como um elixir da felicidade.
Daqui, do meu velho temperamento contracorrente, pergunto:
Não seria mais prudente pensar na possibilidade do cultivo de um diálogo sustentado no afeto e na gratidão, entre pais, mães, filhas e filhos?
Não seria saudável os novos pais e mães trocarem figurinhas com os vovôs e vovós já tarimbados na missão da paternidade e maternidade?
Porém, nos manuais fáceis das redes sociais toda felicidade é anunciada como fruto da satisfação do estritamente eu e associada ao consumo.
Não importa tanto quem está atrás, do lado ou à frente. Se você pode consumir excessivamente, será feliz e o resto que se dane!
Bom! Sei que se o amigo Marcone Borges abordasse o mesmo tema, escreveria de um modo tão magnânimo que faria eu me sentir um brucutu.
Contudo, a intenção aqui não é condenar uma tendência e nem eleger uma verdade. A disposição vai mais no sentido de levantar a bola para a reflexão e a conversa.

* Antonio Passos é jornalista

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade