**PUBLICIDADE
Importância do Samu
Publicado em 18 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Samu atende 300 mil chamadas e faz 60 mil atendimentos ao ano
.
O governo de Sergipe entregou 30 ambulâncias novaspara o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Trata-se de investimento necessário e muito bem vindo. Nunca será demais lembrar o que está em jogo quando a sirene de uma ambulância pede passagem em via pública.
Não é qualquer serviço, o prestado pelos agentes do Samu. Trata-se de uma corrida contra o tempo, em favor da vida. Quando a natureza da responsabilidade carregada pelos profissionais na linha de frente do socorro médico de urgência é levada em consideração, fica mais fácil dimensionar a importância da assistência pré-hospitalar. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Samu atende 300 mil chamadas e faz 60 mil atendimentos ao ano.
Mas nem tudo são flores para o Samu. Trotes, agressões de todas as ordens, desgaste físico e emocional fazem parte do cotidiano dos profissionais submetidos todos os dias a situações críticas. Ossos do ofício. Apesar de todo o empenho, não é sempre que os socorristas são recebidos com alívio e gratidão.
Os serviços prestados pelo Samu não interferem de modo positivo apenas na vida dos socorridos. A redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de assistência imediata, consequência da expansão de suas unidades, ajudam a minimizar os custos estratosféricos do Sistema Único de Saúde. O Samu economiza o recurso desde sempre insuficiente nos hospitais públicos. Motivo de sobra para todo mundo comemorar a permanência e eficiência do Samu nos quatro cantos de Sergipe.