**PUBLICIDADE
Imunização estagnada
Publicado em 11 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Um dado alarmante, razão de a pandemia ter se prolongado por tanto tempo, sem previsão de chegar ao fim, foi divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Em Aracaju, 78.010 pessoas (cerca de 11% da população) não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.
Há graduações notáveis entre os negacionistas e irresponsáveis. O mesmo levantamento aponta que 75.728 aracajuanos ainda não tomaram a segunda dose e 158.647 não fizeram questão de receber o reforço. Todos estes são francos candidatos a agonizar em um leito de UTI.
Já passou da hora de o Governo de Sergipe exigir o cartão de vacinação para o ingresso em ambientes sob a tutela da administração pública, além de estabelecimentos comerciais. Bancos, supermercados, espaços de lazer e compras. Enquanto nenhuma providência mais incisiva é tomada, o vírus circula e se transforma, sem maior resistência.
A taxa de transmissão da covid-19 no Brasil, medida pela plataforma Info Tracker da USP e da Unesp, está em 2,02. Isso significa que 100 pessoas infectadas contaminam outras 202. A média de mortes cresce acima de 100% pela terceira semana consecutiva. Última quarta-feira, 1.295 óbitos foram registrados, o maior número desde 29 de julho do ano passado.
Já há quem considere a pandemia superada, arrisque o próprio pescoço (e o pescoço dos outros) sem medo de ser feliz. A campanha de imunização contra a covid está estagnada. É preciso, portanto, que os gestores apliquem as sanções cabíveis. Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.