Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

João Daniel destaca relatório final da Comissão Nacional da Verdade


Publicado em 11 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia


O deputado João Daniel (PT) registrou o fato importante ocorrido nesta quarta-feira, dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade à presidente da República, Dilma Rousseff, e aos presidentes da Câmara e do Senado. "Parabenizamos o grande trabalho feito por essa comissão, determinação da presidente Dilma. Esta é uma das grandes ações do governo federal, para conhecer e saber a nossa história que está abafada, calada, escondida, desse período de repressão, tortura e mortes", disse hoje, dia 10, na sessão da Assembleia Legislativa.
Para João Daniel, esse trabalho de trazer à tona tudo o que acontece no período de repressão no Brasil é importante para que a nossa geração e as gerações futuras saibam quem foram os torturadores, quem foi torturado, as pessoas que ainda estão desaparecidas, enfim, saber a nossa história. A Comissão da Verdade atuou nesse trabalho durante mais de dois anos e, nesse período, com o trabalho de investigação, levantamentos e depoimentos foram detectadas graves violações de direitos humanos.

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade traz uma relação com aproximadamente 300 nomes de agentes do Estado acusados de crimes como mortes, torturas e desaparecimentos de corpos. A expectativa é que cerca de 100 personagens ainda vivos sejam levados a julgamento.
Em sua fala, o deputado João Daniel também destacou o trabalho realizado pela deputada federal e ex-ministra Maria do Rosário (PT). Ele se solidarizou com a parlamentar colega de partido que ontem foi vítima de agressão na Câmara dos Deputados, com a declaração do deputado Jair Bolsonaro. "Ela ontem sofreu uma agressão dos setores reacionários que ajudaram a torturar e massacrar durante a ditadura, mas ela, com a sua firmeza, como milhares de mulheres brasileiras e representando as mulheres brasileiras, ajudou a coordenar esse relatório", declarou.

O deputado João Daniel acrescentou que espera também que, em Sergipe, essa história possa passada a limpo e esse trabalho da Comissão da Verdade, executado. "E nossa juventude também possa saber tudo que aconteceu durante a ditadura no Estado de Sergipe", disse. Ele parabenizou todos os lutadores incansáveis por esta causa, em especial os integrantes do Partido dos Trabalhadores, "partido que nasceu, entre outras motivações, pela luta pela democratização desse país, a liberdade e a construção de uma sociedade justa e fraterna", completou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade