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Merenda e aprendizado


Publicado em 05 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Cuidar da qualidade da merenda redunda em uma questão de saúde e responsabilidade social

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Quem frequenta o ambiente das escolas públicas brasileiras sabe da relação entre merenda e aprendizado. Além de servir de estímulo à permanência dos estudantes, o lanche oferecido à hora do recreio, é também um importante reforço nutricional para os estudantes mais pobres. Cuidar da qualidade da merenda redunda, portanto, em uma questão de saúde e responsabilidade social.
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O governo Lula (PT) quer reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados na merenda das escolas públicas.
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A mudança será feita por meio da alteração de uma resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Segundo o governo, esse percentual vai passar por uma nova redução, para chegar ao patamar de 10% e.m2026.
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O governo federal afirma que a iniciativa vai afetar 40 milhões de alunos, de cerca de 150 mil escolas públicas de todo o país. Esses estabelecimentos de ensino fornecem R$ 10 bilhões de refeições por ano.
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Ponto para o governo Lula. É sabido que a merenda é dos maiores obstáculos à evasão escolar. Muitos, entre os alunos da rede pública de ensino, não têm fome apenas de conhecimento, chegam à escola com a barriga vazia.
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