**PUBLICIDADE
Publicidade

Nando Cordel faz 70 anos de parcerias com Dominguinhos entre as mais tocadas


Avatar

Publicado em 14 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


O cantor e compositor Nando Cordel comemora 70 anos nesta quarta-feira (13). O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data e fez um estudo sobre as músicas do artista. “Gostoso demais”, canção de sua autoria em parceria com Dominguinhos, foi a mais tocada nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública no país. Já a mais regravada até o momento foi “De volta pro aconchego”, outra parceria com Dominguinhos.
Nando Cordel tem 616 obras musicais e 550 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
Compositores e artistas têm os seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil por fazerem parte da gestão coletiva da música e devem manter o seu repertório atualizado. É desta forma que as suas canções podem ser identificadas e captadas pelo Ecad quando tocam publicamente em locais de frequência coletiva. No entanto, os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados para eles quando as pessoas e empresas, que utilizam a música, fazem o pagamento referente ao licenciamento musical, que é garantido por lei.
No Brasil, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que há utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, o Ecad garante que compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos tenham direito de receber por suas criações musicais.
Ranking das músicas de autoria de Nando Cordel mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval, Festa Junina e Shows)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade