**PUBLICIDADE
O dinheiro circula
Publicado em 14 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Quando a economia ajuda, o dinheiro circula, apesar do crédito muito seletivo e os juros nas alturas
.
Não se trata de otimismo infundado, uma disposição absurda para ver o copo meio cheio, por assim dizer, ao invés de o perceber meio vazio. Mas a realidade econômica dos brasileiros já lhes permite levantar a cabeça acima dos boletos e das contas vencidas.
.
As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando aumentou 8,4%.
.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta anual se consolidou mesmo com o resultado de dezembro, que ficou 0,1% abaixo de novembro, movimento considerado pelo IBGE como estabilidade, ou seja, não é um recuo expressivo. Em comparação com dezembro de 2023, houve expansão de 2%.
.
Os brasileiros querem consumir, abrir a mão, adquirir bens e produtos, honrar as suas dívidas. Quando a economia ajuda, o dinheiro circula, apesar do crédito muito seletivo e os juros nas alturas. É justamente o que os números demonstram agora, mais uma vez, de novo.