**PUBLICIDADE
Pacto pela Educação
Publicado em 12 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Ao fim do ensino médio, poucos são capazes de compreender um texto simples, ou realizar operações matemáticas básicas
.
A educação pública sergipana está em vias de ser enquadrada sob uma perspectiva impessoal, para além da agenda dos gestores de plantão.
.
O Pacto pela Educação proposto pelo Ministério Público de Contas, com a colaboração de especialistas com o calibre do doutor Josué Modesto dos Passos Sobrinho, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe, pretende fazer um diagnóstico preciso do aprendizado nas salas de aula da rede pública estadual e nos municípios, na esperança de vislumbrar estratégias capazes de promover a compreensão de texto e a fluência da leitura.
.
A situação local é certamente das mais problemáticas, assim como é deficiente em todo o país. Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021. Somente depois, em 2023, restabeleceu-se o índice de alfabetização anterior, do período pré-pandemia.
.
Por certo, há muito a ser feito pelas crianças e jovens. A educação brasileira de vai de mal a pior. Os estudantes da brava gente aprendem a ler e escrever cada vez mais tarde. Ao fim do ensino médio, poucos são capazes de compreender um texto simples, ou realizar operações matemáticas básicas.
.
É assim desde sempre. Mas, de acordo com levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o impacto da pandemia de covid-19 nas salas de aula foi devastador.