**PUBLICIDADE


Pelo Samu


Publicado em 05 de julho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Quando uma tragédia ocorre, por negligência ou fatalidade, a primeira providência necessária é cuidar das vítimas. Mais das vezes, isso significa ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por isso é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, ontem 280 novas ambulâncias para a frota do Samu, o serviço gratuito para assistência de urgência e emergência em saúde. Os veículos vão fortalecer o atendimento em 248 municípios de 24 estados.
Lula destacou que a entrega faz parte da renovação de frota, que deve contar ainda com mais 1.780 ambulâncias.
“Como é que pode você chegar numa cidade e ter uma ambulância escancarada? Então, nós resolvemos, depois de um longo e tenebroso inverno, nós resolvemos renovar outra vez a frota do Samu”.
Lula faz bem. Trata-se aqui de um serviço exemplar. Em Sergipe, o Samu realiza uma média de 4.127 atendimentos por mês, segundo levantamento realizado anos atrás.
Os serviços prestados pelo Samu não interferem somente na vida dos socorridos. A redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce, consequência imediata provocada pela expansão de suas unidades, ajudam a minimizar os custos estratosféricos do Sistema Único de Saúde. Essa única observação deveria ser suficiente para demonstrar a importância do Samu para o conjunto da sociedade, sem distinção.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE