**PUBLICIDADE
Sem medo
Publicado em 17 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A presença da deputada Linda Brasil na Assembleia Legislativa de Sergipe não é notada apenas pelo governador Fabio Mitidieri – obrigado a reconhecer a voz dissonante, embora diminuta, da oposição. Criminosos movidos por ódio fazem ameaças recorrentes à deputada. E precisam ser punidos.
Linda Brasil já sofreu três ameaças graves, em menos de um ano. No dia 30 de junho do ano passado, Linda Brasil recebeu ameaças de morte caso não renunciasse ao cargo de deputada estadual; depois, em 20 de março deste ano a deputada revelou que ameaças encaminhadas via e-mail buscavam coibir sua atividade parlamentar; agora, a ameaça é de violência sexual.
As autoridades responsáveis pela Segurança Pública precisam tomar providências. De acordo com Código Penal, ameaças, por gestos ou palavras, podem ser punidas com até seis meses de detenção. Trata-se de crime, portanto. Ademais, uma punição exemplar teria salutar efeito pedagógico, a bem da boa convivência democrática.
Infelizmente, o ódio virou moeda corrente no debate político das sociedades hiper-conectadas. Sem regulação, o ambiente das redes sociais se tornou insalubre. E os crimes cometidos por meio da internet transbordam frequentemente em gestos concretos, com repercussão real na vida das pessoas.
A SSP não pode esperar o pior acontecer. Linda Brasil é, além de uma parlamentar atuante, uma cidadã em pleno gozo de todos os direitos resguardados pela Constituição brasileira. Não admite-se, portanto, que ela trabalhe e viva com medo.