Servidores do Detran paralisam atividades hoje
Publicado em 25 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Cerca de 300 servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) realizam no dia de hoje mais uma paralisação de 24h com o objetivo de cobrar do Governo do Estado um reajuste do salário-base e da Gratificação por Atividade de Trânsito, além da contratação de novos servidores e melhorias imediatas nas condições de trabalho. Com a adesão de 100% dos servidores, a perspectiva por parte do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), é que mais de 2,5 mil atendimentos deixem de ser realizados até o retorno das atividades funcionais que está previsto para as 8h de amanhã.
De acordo com o presidente do Sindetran, Thiago Bomfim, nenhuma contraproposta foi apresentada até o momento pela administração pública, e a direção do Detran não se mostra disposta a abrir debates visando futuras negociações. "Estamos há vários meses tentando conquistar êxito nas nossas negociações, mas infelizmente o governo não demonstra interesse em sentar e debater o pleito. Dessa forma, o que podemos garantir é que as mobilizações vão permanecer até que a atual situação seja revertida e apresente reais benefícios para os trabalhadores", disse. Para dar andamento a serie de atos públicos, os sindicalistas vão se reunir no próximo dia cinco para criar um novo calendário.
Ainda conforme relatos do sindicalista, os funcionários da autarquia em Sergipe recebem atualmente o menor salário de todos os Detrans no Brasil. Para ele, o momento é de mudança e valorização profissional. "O salário base dos servidores do Detran em Sergipe é de pouco mais de R$ 600, enquanto que a média das regiões Norte/Nordeste, por exemplo, chega a R$ 1,5 mil. Sinceramente esperamos que os administradores passem a conversar com nós servidores, caso contrário vamos continuar mobilizados", pontuou. Uma das pautas também a ser debatida na assembleia da categoria é a possibilidade da deflagração de greve por tempo indeterminado. Durante todo o dia de hoje, apenas os cashs de autoatendimento estarão disponíveis para a população.
Conforme informações repassadas pela direção do Detran, o órgão estatal vem buscando uma solução junto ao governo para intermediar uma reunião entre as partes a fim de debater as reivindicações da categoria. Os atendimentos voltam a normalidade a partir de amanhã.