Tribuna
Publicado em 07 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Valadares
Através da rede social Twitter, o ex-senador Valadares, 78 anos, comunicou ter recebido, ontem, alta do Hospital Sírio Libanês (SP), onde foi submetido a uma cirurgia do coração conduzida com êxito pelo Dr. Fábio Jatene e sua equipe. “Agradeço a Deus pela graça recebida, e a todos os que rezaram por mim e me enviaram votos de plena recuperação”, completou.
Quatro pontes
Valadares se submeteu a cirurgia para desobstrução de quatro artérias do coração, no último dia 23 de dezembro. A necessidade da cirurgia foi detectada durante exames no hospital Primavera, em Aracaju. Ele deveria ter tido alta no dia 29 de dezembro, mas uma infecção urinária prorrogou a internação.
Candidato
Valadares perdeu a eleição para o senado em 2018, quando tentava o quarto mandato consecutivo. Estava animado para disputar neste ano 2022 vaga de deputado estadual, cargo que já exerceu no final de década de 1960. Com a cirurgia, a família e os médicos farão uma avaliação no período das convenções.
Reforma
O presidente da CUT, Sérgio Nobre e mais cinco presidentes de centrais sindicais divulgaram nesta quinta-feira (6) uma nota em que defendem o debate no Brasil para que a reforma Trabalhista de Michel Temer, em 2017 seja revogada, assim como fez o novo governo da Espanha, de centro-esquerda.
Exemplo
Para as centrais, o retorno de direitos dos trabalhadores na Espanha é uma sinalização de que o mesmo pode ser feito no Brasil, já que a reforma aqui não trouxe os 6 milhões de empregos anunciados, ao contrário, aumentou o desemprego, precarizou as relações trabalhistas e ainda retirou renda dos trabalhadores e trabalhadoras.
Desocupados
A nota das centrais lembra que a taxa de desemprego no Brasil é de 12,1%,atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE. “Entretanto, o trabalho informal representa 40,7% da população ocupada. São 38,2 milhões de pessoas desempenhando ocupações sem direitos e nenhum tipo de proteção. 25,4 milhões trabalham por conta própria 10,8 milhões trabalham sem carteira assinada”, completam.
Aumento
O governador Belivaldo Chagas não desistiu de conceder reajuste salarial aos servidores públicos. Segundo assessores, o problema foi uma queda de receita não prevista e a atualização do piso dos professores. O Fundeb garante os salários dos professores da ativa, mas aposentados e pensionistas são pagos pelo tesouro. O aumento deve ser anunciado em fevereiro, com percentual ainda indefinido.
Orçamento
Nesta quarta-feira (5), os deputados estaduais de Sergipe aprovaram o Projeto de Lei 255/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Orçamento do Estado para o exercício 2022, estimando a receita e fixando a despesa. O deputado Iran Barbosa (PT), apresentou diversas emendas à proposta do governo.
Emendas
Dentre as 14 emendas apresentadas por Iran ao Projeto de Lei Orçamentária de 2022, destacam-se aquelas que buscavam garantir o pagamento do Piso Salarial do Magistério e a ampliação do investimento na Educação. Contudo, ambas foram rejeitadas durante a votação na Comissão de Finanças e Orçamento Público da Alese.
Objetivo
Iran explicou que a Emenda Aditiva Nº 9 acrescentava novo artigo ao Projeto de Lei Nº 255/2021, para garantir o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, de acordo com a Lei Nacional n° 11.738/08, que prevê o seu reajuste anual. Ainda neste sentido, a Emenda Aditiva Nº 11 acrescentava novo artigo ao Projeto de Lei Orçamentária para assegurar o reajuste do Piso Salarial Profissional, autorizando, caso necessário, o Poder Executivo a promover as modificações cabíveis para estabelecer a dotação orçamentária pertinente.
Rejeitadas
As emendas de Iran foram rejeitadas. “Fiz o debate e tentei dialogar com os colegas parlamentares sobre a importância de aprovarmos essas Emendas, tendo em vista que o governo de Sergipe não vem procedendo a correta revisão desse direito dos professores, assegurado em Lei. Infelizmente, a minha proposta não foi aprovada”, lamentou.
Décimo
O Governo de Sergipe informa que os servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado receberão 50% do valor da gratificação natalina no seu mês de aniversário. A mudança já ocorre a partir deste mês, junto ao pagamento da folha de janeiro. Os 50% restantes, referente à segunda parcela do décimo terceiro, deverão ser pagos até 20 de dezembro deste ano.
Mudança
Anteriormente, os servidores ativos e inativos recebiam a primeira parcela da gratificação natalina ao longo do ano, de acordo com a data de aniversário de cada servidor e proporcional ao mês de nascimento.
Ginástica
Com o intuito de expandir a Academia da Cidade, a Prefeitura de Aracaju passa a cadastrar no programa crianças a partir dos 10 anos de idade. Esta iniciativa objetiva, também, combater a obesidade infantil, mas é preciso atender alguns pré-requisitos para participar. As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, e as crianças de 10 a 14 anos podem frequentar as aulas da tarde, das 15h30 às 17h30. Já o público a partir dos 15 anos pode escolher entre esse turno e o da manhã, das 5h30 às 7h30. Atualmente, oito polos estão em funcionamento.
Veículos
Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), apontou que as vendas de veículos novos no estado, no último mês do ano, totalizaram 1.658 unidades.
Balanço
Em termos relativos, verificou-se recuo de 22,5% nas vendas em relação a dezembro de 2020. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, novembro último, verificou-se um aumento de 45,8%. Em 2021, as vendas de veículos novos em Sergipe totalizaram aproximadamente 14,9 mil unidades, assinalando crescimento de 0,9% em relação a 2020.