**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Publicado em 11 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Pesquisa
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizou uma pesquisa com o objetivo de coletar dados para conhecer e identificar os problemas enfrentados pelas administrações municipais em relação aos serviços públicos de saúde neste período de maior demanda de atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Demanda
A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário que teve o retorno de 57,3% dos municípios sergipanos. Com o levantamento foi possível identificar que 97,6% dos municípios tiveram um aumento na demanda por atendimento na atenção básica (UBS, UPA, Centros de Covid, Hospitais de Pequeno Porte) por infecções respiratórias.

Despesas
Além desse levantamento, a FAMES identificou que 93% dos municípios tiveram um aumento das despesas com a área da saúde, neste período de aumento de atendimentos relacionados à síndrome gripal. Com a elevação das despesas, 97,6% dos gestores municipais indicaram que os repasses por parte do Governo Estadual para o enfrentamento à pandemia não estão sendo suficientes, assim como 86% dos municípios apontaram que os repasses do Governo Federal também não estão sendo suficientes para cobrir os gastos com a saúde.

Necessidades
Através da pesquisa, a FAMES conseguiu identificar as principais necessidades dos municípios, que apresentaram carência por mais recursos para a Atenção Básica, ou seja, verbas para o custeio dos postos de saúde; mais recursos para as ações de COVID-19 e também para a Média e Alta Complexidade (MAC); mais leitos para internação e mais recursos para o abastecimento das farmácias básicas.

Emendas
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) indicou, como determina a Emenda Constitucional nº 48/2019, um total de R$ 500 mil das suas emendas individuais de caráter impositivo no Orçamento Anual do Estado deste ano para que diversos municípios sergipanos possam custear políticas de Saúde.

Cuidados
Para Iran, a Saúde é um setor de grande importância para a população e que mereceu um cuidado especial na hora de indicar o destino das emendas impositivas. “Neste sentido, após análise criteriosa, fizemos as indicações dentro dos limites financeiros impostos para cada deputado, e conseguimos contemplar diversos municípios do nosso estado, sempre com o objetivo final de buscar melhorar o atendimento à população nessas localidades”, explicou o deputado Iran Barbosa.

Projeto
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) apresentou o Projeto de Lei 3.520/2021 que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação. Dentre as medidas previstas na matéria, está a busca ativa dos estudantes que não retornaram à sala no modelo presencial, bem como o acolhimento aos alunos e professores e demais profissionais da educação. “Através desse PL, também, estamos propondo a realização de avaliações diagnósticas para nortear o processo de recuperação da aprendizagem, com prioridade a seus objetivos essenciais”, explicou.
Sem internet
A senadora disse que, segundo o Censo Escolar, um quarto das escolas públicas não têm acesso à internet e, mesmo nas instituições com conectividade, 70% dos professores em áreas urbanas têm dificuldade em usar a tecnologia devido à baixa velocidade da conexão. O dado consta da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras, de 2019, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. “Foram questões como essas que foram debatidas vastamente nas comissões e no plenário do Senado, ao longo dos últimos dois anos”.

Gualberto
O deputado estadual Francisco Gualberto, quadro histórico do PT, anunciou ontem que vai aproveitar a janela partidária de março e se filiará ao PSD. “Eu fui convidado a me filiar ao PC do B, PDT e PSD. Optei pelo PSD, que é o partido do governador Belivaldo Chagas e que foi constituído pelo ex-governador Marcelo Déda. Então, sairei do PT em março, aproveitando a janela, mas ficarei no mesmo bloco de Belivaldo”, explicou.

Covid-19
O secretário da Segurança Pública, João Eloy, confirmou que testou positivo para a covid-19. É a terceira vez que o secretário é contaminado pelo vírus. Ele está em repouso e cumpre a quarentena em sua casa.

Policiais
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) nesta terça-feira (11), a partir das 15h, Assembleia Geral Extraordinária da categoria, no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). A Assembleia Geral contará com a discussão da pauta: Estado permanente de mobilização; Caminhada até o Palácio dos Despachos; Paralisação; e Deflagração de operação padrão.

Rodovia
O tráfego de veículos na BR-101 será alterado a partir desta terça-feira (11), no trecho entre o povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, e o município de Maruim. A informação foi divulgada pelo DNIT. Segundo o DNIT, a ação é necessária para a execução de serviços de restauração e reconstrução da pista, que deve ocorrer do Km 77 ao 71. Na ocasião, o trânsito passa a funcionar apenas em pista simples.

Água
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) solicitou ao Governo e à presidência da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que adotem as medidas necessárias para garantir a manutenção contínua do abastecimento de água no Povoado Craibeiro, que fica a cerca de 18 quilômetros da sede do município de Porto da Folha. Maria explicou que 30 famílias residem na localidade e que, por vezes, ficam por longos períodos sem água.

Palestra
‘De Frei Paulo para o Brasil: a trajetória de um jornalista sergipano’ será o tema da palestra de Ancelmo Gois, durante a entrega do Prêmio TJSE de Jornalismo. A solenidade será realizada na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h30, no Palácio da Justiça Tobias Barreto. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das seis categorias do prêmio e será oferecido um café da manhã para a imprensa. Em atenção aos atos normativos do Tribunal de Justiça de Sergipe será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada na solenidade.

Emendas
O governador Belivaldo Chagas fez ontem uma visita ao gabinete do deputado federal Gustinho Ribeiro (Solidariedade), em Aracaju, para tratar da destinação de recursos para o estado, através da apresentação de emendas. Conversaram também sobre o processo eleitoral.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade