Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Avatar

Publicado em 24 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Supremo

Dois dos três senadores de Sergipe votaram favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição que limita as decisões do Supremo Tribunal Federal. Ao contrário de Alessandro Vieira (MDB) e Laércio Oliveira (PP), o senador Rogério Carvalho (PT) seguiu a orientação do partido e votou contra a PEC.

Inconstitucional

Rogério fez um discurso alertando que a PEC apresenta inconstitucionalidades, como a exclusão da apreciação do judiciário e interferências nos poderes do relator. “É uma ofensa ao artigo 60, parágrafo 4°, inciso 3°, da Constituição”, destacou.

Prêmio

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realiza nesta sexta-feira, às 9 horas, a cerimônia de entrega do prêmio “Selo Município Amigo da Mulher”. É destinado aos municípios que criaram os Centros de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM em suas localidades.

Antirracista

A deputada Linda Brasil (Psol) subiu à Tribuna, nesta quinta-feira (23), para convidar a todos para participar da audiência pública na próxima segunda-feira (27), as 10 horas, na Sala de Comissões. O tema será ’20 anos da Lei 10.639/2003 e a luta por uma educação antirracista’.

Obrigatório

A Lei tornou obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino médio. O objetivo é fazer o assunto entrar na grade curricular e ser debatido durante todo o ano, por este motivo, a parlamentar solicitou que seja destinado um aporte financeiro.

Importância

A deputada destacou que a cultura do povo negro é de extrema importância na história do Brasil. As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Artesanato

Começa nesta sexta-feira (24) o 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. O evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) abre as portas ao público às 8h e vai reunir dezenas de artesãos e produtores familiares na sede da Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju. Neste ano, o Feirão completa 20 anos de existência.

Comércio

Realizada de 24 a 26 de novembro, a feira irá exibir criações das mais variadas origens, a exemplo de peças de cerâmica, produtos talhados em madeira, itens fabricados em palha, além de bordados, crochês e rendas. O evento também abre espaço para a comercialização de diversas especialidades culinárias e plantas ornamentais. A entrada é gratuita, com estacionamento disponível para os visitantes.

Solidariedade

Neste sábado, 25 de novembro, duas iniciativas se somam em uma grande festa de solidariedade: a celebração dos 60 anos do Externato São Francisco de Assis e a realização do VI Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, do qual Sergipe participa pelo 5º ano consecutivo juntamente com dezenas de estados do Brasil e outros países.

Bingo

Um bingo beneficente será realizado, a partir das 14h, com apresentação do Coletivo Sergipano de Mulheres no Samba no encerramento. O encontro acontecerá na sede do Externato, localizado na Av. Dr. Edélzio Vieira de Melo, nº 585, bairro Suíça (antiga Av. da Explosão).

Atendimento

Fundado em 04 de março de 1964, o Externato São Francisco de Assis atende atualmente 66 crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal da cidade de Aracaju e região.

Artesanato

O deputado federal João Daniel recebeu, em seu gabinete, o prefeito de Santo Amaro das Brotas, Paulo César, e a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Juventude, Luanna Maria. Discutiram parcerias para o município através de emenda parlamentar, em especial o artesanato no município que desempenha um papel importante na preservação da cultura e tradição local.

Concurso

Serão aplicadas no domingo (26), as provas escritas objetivas do Concurso Púbico para ingresso, por provimento e/ou remoção, na Atividade Notarial e de Registro do Estado de Sergipe. Os inscritos devem consultar o local da prova neste link da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do certame.

Horário

Para a modalidade remoção, a prova será das 8 às 13h; para a modalidade provimento, será no horário das 15 às 20h. Ambas as modalidades de provas serão aplicadas, nos respectivos turnos, nas unidades de ensino Centro de Excelência João Costa e Centro de Excelência General Siqueira.

Rock Sertão

O Festival Rock Sertão pode ser declarado Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe, conforme proposto pelo Projeto de Lei nº 461/2023, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). A iniciativa visa reconhecer e valorizar o evento que ocorre em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano.

Consolidado

Criado em 2001 pela banda gloriense Fator RH, o Rock Sertão teve origem com a intenção de atender ao público local. Ao longo de duas décadas, consolidou-se como expressão cultural e um catalisador de iniciativas na área, constituindo-se como um processo de formação e projeção da atividade musical.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade