Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 21 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


De volta
O governador Fábio Mitidieri retomou o comando da gestão e cumpriu agenda na rua de São João, nesta segunda-feira (20), onde lançou a programação da Segundona do Turista e anunciou que Sergipe sediará o IX Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas.

País do forró
“Somos o país do forró e nada mais justo que sediarmos o concurso de quadrilhas, expressão cultural de nossos festejos”, comentou Mitidieri.

Propaganda
Três legendas exibem propaganda partidária nesta semana, de acordo com o calendário de 2024. São elas: Progressistas (PP), Solidariedade e União Brasil (União). As emissoras de rádio e televisão transmitem, em rede nacional e gratuita, os programas dos partidos na terça-feira (21), na quinta-feira (23) e no sábado (25), entre as 19h30 e as 22h30.

Tempo
Na semana, o Progressistas (PP) contará com 12 minutos e meio de propaganda: quatro minutos na terça, quatro minutos na quinta e quatro minutos e meio no sábado. O União Brasil terá um minuto e meio no período, sendo 30 segundos em cada dia.

Solidariedade
Por sua vez, o Solidariedade exibirá um minuto de propaganda: trinta segundos na terça e trinta segundos na quinta-feira.

Encontro
Em um movimento para fortalecer sua base e preparar seus membros para as eleições de 2024, o partido Solidariedade, sob a liderança do presidente estadual, Valadares Filho, realizou o evento “Qualifica Eleições 2024” em Aracaju.

Filiados
O encontro reuniu filiados, pré-candidatos e suas equipes de diversos municípios sergipanos, marcando um momento significativo de capacitação e união partidária. “Este evento é um marco para nós, pois simboliza não apenas o fortalecimento de nossa base, mas também a nossa determinação em ser uma força política significativa nos municípios”, disse Valadares Filho.

Sem terra
Nesta terça-feira (21), às 15 horas, será realizada uma “Sessão Especial em Homenagem aos 40 Anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)” no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

Objetivo
O evento, de autoria dos deputados Linda Brasil (Psol) e deputado Chico dos Correios (PT), tem como objetivo celebrar e reconhecer a significativa contribuição do MST para o Brasil e, em particular, para o estado de Sergipe.

Exemplo
Para Linda Brasil, O MST, fundado em 1984, é um exemplo de movimento em resistência e luta pela reforma agrária no Brasil. “Ao longo de quatro décadas, o MST tem sido essencial na promoção da justiça social, sustentabilidade e combate à fome, especialmente em situações de emergência, como as enchentes em São Paulo e no Rio Grande do Sul”, destacou.

Braskem
A CPI da Braskem deve votar nesta terça-feira (21) o relatório final, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que concluiu pela responsabilidade da mineradora pelo afundamento do solo em Maceió. Entre os destaques do relatório estão pedidos de indiciamento de pessoas ligadas à empresa e a órgãos públicos.

Omissão
O relator apontou omissão da Agência Nacional de Mineração (ANM) e outros órgãos de fiscalização. Por isso propõe uma legislação mais rígida, que inclua regras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Moradores
Rogério Carvalho ressalta ainda a recomendação para que os moradores das chamadas áreas de borda, localizadas próximas aos bairros desocupados, sejam realocados devido à questão de insegurança e de isolamento social. O relator também defende uma prestação de contas dos recursos repassados pela Braskem para a Prefeitura de Maceió.

Casas
A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou ontem (20) os sorteios de unidades habitacionais para as 1.320 famílias beneficiárias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março, zona Sul da capital, no âmbito do programa Pró-Moradia.

Sorteios
Os sorteios serão realizados de 20 a 28 de maio, às 9h e às 14h, no Cine Teatro Hunald Fontes de Alencar, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins Moura Souza, no bairro 17 de Março. Cada encontro contará com um quantitativo médio de 100 pessoas, que corresponderá ao grupo convocado.

Artesanato
Está aberto o período de inscrições para profissionais do Artesanato e da Economia Solidária que desejam comercializar produtos no ‘Arraiá do Povo’ 2024. O evento será realizado pelo Governo do Estado na Orla da Atalaia, em Aracaju, no período de 1º de junho a 31 de julho.

Cadastro
Podem se cadastrar pessoa física ou jurídica, até o próximo dia 22, quarta-feira, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), localizada na rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José, das 7h às 13h.

Título
No próximo dia 5 de junho, às 17h, no Auditório da Reitoria, ocorre a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao escritor, historiador e professor inglês Kenneth Robert Maxwell.

Brasilianista
Aos 83 anos, Maxwell vem sendo reconhecido como um importante brasilianista e um especialista em história ibérica, tendo publicado, dentre uma dezena de obras, “A devassa da devassa – A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808” e a biografia “Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo”.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade