Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 22 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Paralisação
A partir das 7 horas desta quarta-feira (22), os servidores públicos municipais de Aracaju vão promover um dia de paralisação com assembleia geral unificada em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju.

Sindicatos
A luta unificada e convocação de assembleia geral reúne trabalhadores organizados no SACEMA, SINDASSE, SINPSI, SINDINUTRISE, SINDATRAN, SINDIPEMA, SINDIFARMA, SINTAMA, SINODONTO, SINTS, SINTRAFA, SEAME, SEESE, SIGMA e SEPUMA.

Reivindicações
A mobilização dos servidores da Prefeitura de Aracaju é por: Recomposição inflacionária salarial; Garantia de reajuste que contemple todos os servidores públicos; Instalação de Mesa de Negociação com participação da CMA, PMA e Sindicatos Unificados.

Perdas
Para os dirigentes, sem qualquer negociação com os sindicatos, a Prefeitura de Aracaju anunciou reajuste salarial de 4% que não cobre as perdas inflacionárias acumuladas em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. “Foram 5 anos de 0,0% de reajuste salarial para os servidores de Aracaju. A ausência da Mesa de Negociação entre Prefeitura e sindicatos é outra pauta importante do protesto”, completam.

Braskem
Do senador Rogério Carvalho (PT) nas redes sociais: “Nosso relatório da CPI da Braskem foi aprovado por unanimidade nesta manhã. O relatório segue agora para a Procuradoria Geral da República, Polícia Federal, Ministério Público Federal e demais órgãos de colaboração”, destacou.

Compensação
Para o senador, no entanto, “todo o trabalho investigativo só fará sentido se conseguirmos uma compensação efetiva, que realmente resolva os problemas dos moradores. Priorizamos a ampliação das áreas de borda para realocar e indenizar os que ficaram isolados socialmente. É crucial que a indenização por danos morais seja paga por pessoa, não por unidade habitacional”.

Consad
Aracaju sediará o 129° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) nos dias 13 e 14 de junho, em um hotel da Orla da Atalaia. Já no período de 12 a 14, de forma simultânea, acontecerá o 2° Encontro Nacional GT das Escolas de Governo.

Cidadão
As discussões do Consad serão voltadas ao desenvolvimento de modelos de gestão pública que tenham resultados positivos em relação ao bom atendimento dos cidadãos.

Grito Brasil
O deputado federal João Daniel (PT) participou ontem da mobilização do 24º Grito da Terra Brasil, na Esplanada dos Ministérios, com o tema “Agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental”.

Apoio
João Daniel manifestou apoio aos participantes, “pois entendemos que a agricultura familiar é quem alimenta a população brasileira e leva à mesa dos brasileiros e brasileiras a diversidade de alimentos saudáveis”.

Educação
Na noite dessa segunda-feira (20), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) realizou uma reunião do Conselho Popular com a temática Educação, Infância e Adolescência. A reunião contou com representantes de conselhos da criança e do adolescente no âmbito estadual e de diversos municípios, além de representantes da Universidade Federal de Sergipe e da Sociedade Civil organizada.

Desafios
O encontro, que também contou com a participação da diretora da Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Marta Volpi, teve como objetivo discutir os desafios para garantir o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes sergipanos.

Grupos
Linda Brasil explicou que a iniciativa foi do Grupo de Trabalho (GT) de Educação da sua mandata. “Minha mandata é dividida em oito grupos de trabalho que se debruçam sobre estudar as realidades aos níveis pragmático e científico, com profissionais capacitados, para desenvolvermos e propormos políticas públicas com base nas necessidades reais da população”, explicou a deputada.

Ceacs
No mês de abril, o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) em Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead), registrou 105.715 atendimentos, distribuídos entre as oito unidades fixas e o serviço itinerante da rede. Destes, 347 aconteceram no programa ‘Sergipe é aqui’, demonstrando a relevância das iniciativas do Governo Itinerante.

Serviços
Os serviços mais procurados pelos cidadãos no mês passado foram os prestados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), correspondente a 23.459 serviços, com a emissão da carteira de identidade; Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), com 20.902 atendimentos, com a emissão de carteira nacional de habilitação.

Atendimentos
Desde o início do ano, todas as unidades do Ceac já somam 367.786 atendimentos. Para a secretária de Administração, Lucivanda Nunes, esses resultados representam o compromisso do Governo do Estado em oferecer serviços públicos de qualidade para a população, fortalecendo a ligação entre o governo e os cidadãos sergipanos.

José Dirceu
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta terça-feira (21), por três votos a 2, a condenação por corrupção passiva do ex-ministro José Dirceu (PT) na Lava Jato. Nesta terça, acompanharam o ex-ministro Ricardo Lewandowski os magistrados Nunes Marques e Gilmar Mendes. O relator, ministro Edson Fachin, havia votado por negar o habeas corpus, tendo sido acompanhado por Cármen Lúcia.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade