Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

UFS obtém nota máxima do MEC e confirma novo credenciamento


Avatar

Publicado em 17 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


SEDE DO CAMPUS CENTRAL DA UFS NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO (Divulgação)

A Universidade Federal de Sergipe conseguiu alcançar o conceito máximo na avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo, que garantiu para a UFS a nota 5, aconteceu remotamente entre os dias 5 e 7 de fevereiro, traçando um diagnóstico em torno dos eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.
Além de analisar uma série de documentos e relatórios, a comissão fez uma visita virtual à UFS e conduziu também reuniões com representantes da comunidade universitária. O Conceito Institucional é graduado em uma escala que varia de 1 a 5, sendo que os valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória.
De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, após a conclusão do processo de recredenciamento, um novo ato autorizativo é publicado por meio de portaria do MEC. “Ficamos extremamente felizes com o resultado da avaliação institucional, que mostra toda uma evolução da Universidade Federal de Sergipe e a organização dos seus processos, para que, mesmo com toda a dificuldade orçamentária, possamos ofertar para a comunidade condições de um ensino de qualidade. Esse resultado do recredenciamento, ele se soma a diversos outros resultados que nos últimos anos têm mostrado a melhoria dos nossos indicadores, o que é o reflexo de um planejamento acertado e do comprometimento da nossa comunidade acadêmica com a qualidade do ensino. É o comprometimento de professores, servidores e alunos engajados no processo de aprendizado”, comemora o reitor.
O superintendente de Indicadores de Desempenho da UFS, Kleber Oliveira, informa que a etapa do recredenciamento institucional consiste em avaliar uma vasta documentação da universidade, do seu corpo docente e da comunidade acadêmica em geral. “É um grande apanhado que o MEC faz para, de fato, investigar se as universidades têm cumprido o que as normas pregam. E, além de tudo, tem como objetivo maior investigar e avaliar o grau de eficiência de utilização dos recursos públicos. Ao todo, são cinco eixos, com vários indicadores”, explica.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade