**PUBLICIDADE


Uma cidade alagada


Avatar

Publicado em 05 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Chuvas previsíveis, um volume extraordinário, desabam sobre Aracaju todo ano, sempre no mesmo período. O poder público municipal, no entanto, tem uma desculpa pronta para se esquivar da própria responsabilidade, alega surpresa ante a suposta excepcionalidade do evento.
A desculpa não cola. A ausência de obras estruturais já renderam à capital sergipana a alcunha de Alagaju. Em verdade, sem planejamento urbano, o que chega do céu será sempre motivo de preocupação. 
A chuva de ontem causou prejuízos de norte a sul da capital sergipana. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 21 ocorrências foram registradas. Imagens surpreendentes de alagamentos e canais transbordando em diferentes pontos da cidade tomaram as redes sociais. O telhado do mercado municipal apresentou vazamentos.
Este não é um problema exclusivo de Aracaju. Em verdade, a deficiência observada na infraestrutura e saneamento das cidades brasileiras é um problema histórico, ainda em vias de ser devidamente enfrentado. Para sanar esta questão de uma vez por todas, seria preciso realizar um pacto nacional. Mas, apesar de sua importância, o tema passa longe da agenda do governo federal, a prioridade é outra.
Aqui, no entanto, importa se ater à realidade local. Chuvas sazonais provam que obras de drenagem e saneamento básico fazem muita falta à população de Aracaju.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE