**PUBLICIDADE


Vacina X negacionismo


Publicado em 26 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


“O maior desafio será mesmo o de convencer a população do proveito vital na dose única do imunizante”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram a produção da primeira vacina contra a dengue 100% nacional. O maior desafio, no entanto, será mesmo o de convencer a população do proveito vital na dose única do imunizante.
Sim, o desafio é maior do que parece, imenso. Apesar de toda dor e todo sofrimento, as lições da pandemia de covid não foram realmente compreendidas pela população brasileira. A baixa adesão à campanha de vacinação contra a dengue sugere que o negacionismo fincou raízes profundas no território nacional.
Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.
Motivo para preocupação, contudo, não falta. O Primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 identificou dois municípios sergipanos com alto índice de infestação. Em Simão Dias e Pedra Mole o risco de infestação é considerado alto. Outros 40 municípios estão com médio risco, 27 apresentaram baixo risco. Seis municípios não realizaram o LIRAa.
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue, recentemente. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que foram registradas pelo menos 1.079 mortes causadas pela doença em 2023. A proliferação do Aedes aegypti ainda preocupa, portanto. Somente a vigilância do poder público, com o apoio indispensável da população, pode dar fim ao vetor da doença, de uma vez por todas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE