Modelo de VLT que Valadares Filho promete implantar em Aracaju, caso eleito
Valadares Filho apresenta o VLT pensando no futuro de Aracaju
Publicado em 23 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia
O candidato a prefeito de Aracaju pelo PSB, Valadares Filho, apresentou em seu primeiro programa de televisão no horário eleitoral, ontem, a principal proposta de seu plano de governo na área de mobilidade urbana: a implantação na capital sergipana do veículo leve sobre trilhos, o VLT.
"Nós estamos pensando no futuro. O VLT vai garantir a Aracaju um sistema de transporte de massa eficiente por um longo período de tempo, de 20 a 30 anos”, disse o candidato da coligação "Aracaju Segue em frente".
O veículo leve sobre trilhos é um misto de metrô e ônibus, movido a energia elétrica. O VLT de Aracaju vai funcionar integrado ao ônibus e com apenas uma única tarifa o passageiro poderá utilizar todo o sistema.
Com capacidade para transportar 480 passageiros em cada composição de três vagões, o VLT será totalmente climatizado e equipado com câmeras de segurança.
O antigo prédio da Leste foi escolhido para ser a Estação Central do VLT de Aracaju que vai circular em um grande anel de interligação entre as áreas mais povoadas da capital.
Bimodal – O sistema proposto para Aracaju é bimodal, ou seja, os ônibus hoje existentes continuarão operando em linhas alimentadoras e complementares do VLT.
Os custos de implantação do projeto na capital sergipana, segundo o candidato, também serão menores em relação aos de outras cidades onde o VLT já foi ou está sendo implantado.
Para a implantação desta primeira etapa em Aracaju serão investidos 200 milhões de reais, com recursos que virão do programa federal Pró-Transporte e dos governos estadual e municipal.
"Duas peculiaridades de Aracaju favorecem a redução desses custos: a topografia plana da cidade que vai favorecer a colocação dos trilhos e o modelo escolhido que coloca os trilhos em vias já existentes, em alguns trechos em pistas exclusivas e em outros convivendo com trânsito da cidade", explicou o candidato.
Outro aspecto vantajoso do VLT é a redução nos níveis de poluição na área urbana, já que será movido por energia elétrica.
"No quesito ambiental, o VLT elétrico ganha de todos os outros sistemas de transporte pois além de não emitir gases efeito-estufa provocará uma redução do fluxo de veículos no conturbado trânsito de Aracaju", acrescentou o candidato.