O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), lançou esta semana a campanha ‘Denuncie! #Rompaociclo’, em alusão ao Agosto Lilás. O governador Fábio Mitidieri reforça, assim, o compromisso do atual Governo do Estado com as pautas relacionadas às mulheres.
“Com esta campanha, vamos ampliar a conscientização da população sobre o tema, destacando a responsabilidade de todos”.
O governador faz bem. Ano passado, a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis do estado solicitou à Justiça medida protetiva para mais de mil vítimas. Foram 655 medidas de urgência solicitadas durante o plantão de gênero só em Sergipe. Destas, 393 foram derivadas de investigações conduzidas pela Delegacia de Atendimento à Mulher.
O Brasil ainda é um dos países com maior número de casos de violência contra a mulher, um dado que rima com a baixa representação política e, como reflexo, com a criminalização do aborto, por exemplo. Nem mesmo avanços pontuais, como a aprovação da Lei Maria da Penha, têm se mostrado capazes de romper completamente com a naturalização dos abusos criminosos e o arbítrio criminoso sobre os corpos femininos.
Diga-se, aqui, mais uma vez: Mitidieri faz bem: o feminismo é das pedras de toque do pensamento contemporâneo. E há razões bastante justas para que seja assim. Embora o código penal se esforce para acompanhar o curso dos dias, com o fim de estender as garantias legais devidas a qualquer cidadão para as parcelas mais vulneráveis da população feminina, a letra da Lei ainda pode muito pouco contra o comportamento criminoso consagrado pela Cultura. Não é fácil ser mulher no Brasil. Sexo frágil, coisa nenhuma.


