Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


A assinatura de Edidelson Silva


Avatar

Publicado em 23 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Rian Santos
 
Embora a responsabilidade documental não faça nenhuma falta aos artistas visuais dos quatro cantos do mundo, há muito libertos para tratar apenas do que bem entendem, uma investigação subjetiva das paisagens vira e mexe é objeto de experiências orientadas pelos desígnios misteriosos da plástica. Edidelson Silva é desses. Pinta o que conhece, até onde a vista alcança. E assim revela.
Quem conferiu a individual ‘Coisas do chão da minha terra’, abrigada pela Sociedade Semear, há alguns anos, foi obrigado a enfiar os pés na lama do lugar. O traço malicioso de Edidelson, um artista que vislumbra na sensualidade latente da gente simples de seu povo uma demonstração da força e do caráter do sergipano, belisca o músculo anestesiado de certa percepção afetiva, delimitando um espaço simbólico de reconhecimento que se sobrepõe ao discurso e age por força da própria forma. Feirantes, catadoras de caranguejo e lavadeiras corpulentas. Curvas e feições que refletem culturas inteiras, à revelia de qualquer entendimento.
Pessoas e lugares. Cores e memórias. Há, nos trabalhos já trazidos a conhecimento público pelo artista, uma energia muito particular, identificada em traços vigorosos e em uma paleta dominada por tons primários (o escriba quase arrisca os adjetivos “crus” e “primitivos”). Sugere uma consciência de tribo, um pendor para a ancestralidade. Como que finca as raízes na terra. 
Nos momentos menos felizes, Edidelson resvala num esforço figurativo que fica muito aquém de suas possibilidades criativas e sensíveis. Quando acerta a mão, entretanto, empresta um significado especial à paisagem de todos os dias.
É este artista revelador, espera-se, que volta à carga com uma exposição inteiramente dedicada ao município de Nossa Senhora do Socorro, abrigada pelo Shopping Prêmio (ver nesta página). Em tela, azulejo, painéis de grandes dimensões, mesmo em papel ordinário de jornal, como já provou neste mesmo Jornal do Dia, a assinatura de Edidelson Silva sempre subscrevee dá relevo a um dado, uma reflexão, um recorte repleto de significado da realidade profunda aqui da terrinha.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE