Domingo, 21 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE


A bola e a corrente


Publicado em 27 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Sob Lira e Pacheco, o Brasil persegue o passado(Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
O progresso é um ancião encurvado, caminhado naturalmente vagaroso, um sábio de gestos lentos e muito ponderados. Leva uma vida toda para encontrar o próprio rumo. Nos braços cansados, contudo, velho e franzino, ele carrega a humanidade.
Um passo à frente, dois passos para trás. A disposição reacionária da atual legislatura, no ar seco de Brasília, tem o peso de uma bola de chumbo atada à perna fina dos acontecimentos. Sob Lira e Pacheco, o Brasil persegue um passado de triste memória, sem a graça redentora dos aforismos pessimistas de Millôr Fernandes.
Um grande passado pela frente – Recordo o alarde, décadas atrás. A fusão de rock e hip hop realizada pela banda Planet Hemp provocou escândalo nos telejornais. Não por força do groove empolgante da banda liderada por B Negão e Marcelo D2. Mas em função do lirismo incensado em eflúvio de cannabis.
Corta para os dias de hoje, após decisão civilizatória do Supremo Tribunal Federal. Terminada a sessão, com placar de 7 a 4 em favor da descriminação da maconha para consumo pessoal, o presidente da Câmar aoficializou a criação de uma comissão especial para debater uma Proposta de Emenda à Constituição já aprovada no Senado. A intenção declarada é a de criminalizar o porte de qualquer quantidade de droga.
O populismo penal de deputados e senadores ignora a realidade concreta dos presídios brasileiros. Hoje, cerca de 800 mil pessoas estão presas, de acordo com dados do Secretaria Nacional de Políticas Penais. Trata-se da terceira população carcerária do mundo. Grande parte dos custodiados foi parar no xilindró acusados por tráfico de drogas – pouco importa se o infeliz apenado fazia comércio ou apenas a própria cabeça.
Em âmbito individual, a decisão do STF muda pouco para os leitores deste Jornal do Dia – gente letrada e bem nutrida. É no destino coletivo da nação que alguma transformação se vislumbra. Apesar dos reaças e de todos os pesares.A passos lentos, caindo de velhos.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE