Sexta, 01 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A mulher por trás das persianas


Avatar

Publicado em 24 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Numa gaiola de ouro (Divulgação)

Rian Santos
 
Aposto com quem quiser, antes mesmo de me acomodar na sala escura do Cine Vitória: A Priscilla de Sofia Coppola é ninguém mais, ninguém menos, do que a mulher por trás das persianas de quem falou Eduardo Galeano, em um ensaio dedicado às questões de gênero, antecipando o tema esvaziado pela velocidade estéril das redes sociais.
A imagem é poderosa, recorro a ela com insistência devotada, alguns leitores já devem ter notado. Nasce a mulher para verter lágrimas e leite – afirma o sociólogo, em passagem evocada aqui de memória -, observar a vida por trás das persianas. Jamais para ter ideias, tomar parte dela.
Sofia Coppola é das realizadores mais profícuas e interessantes de sua geração. Poderia, ela própria, permanecer à sombra de um sobrenome associado ao gênio masculino. Mas realizou ‘Lost in Translation’ (2003), com Bill Murray e Scarlett Johanson, entre outros grandes filmes. E de lá para cá não parou mais.
Priscilla Presley, o pássaro apanhado na flor da idade, não foi a primeira mulher confinada em uma gaiola de ouro. A lista é imensa. Para cada Rita Lee valente o bastante para tocar o foda-se, há incontáveis donzelas aprisionadas no alto de uma torre. Príncipes, no entanto, nunca houve. Os privilégios imorais das monarquias não salvam, nem libertam ninguém, jamais.
Aqui, convém a este jornalista se arriscar ainda mais um pouco: A sinopse do filme peca por uma redação um tanto edulcorada, menciona “um retrato profundo e arrebatadoramente detalhado sobre amor, fantasia e fama”. Quem conhece a diretora aqui em questão, no entanto,espera que o filme não tenha nada a ver com a campanha de marketing. Ao contrário da propaganda equivocada, Sofia Coppola não é de dourar a pílula.
 
O filme – Priscilla, o mais recente e aguardado drama da diretora e roteirista vencedora do Oscar Sofia Coppola, já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Esta é mais uma parceria da O2 Play (distribuidora da O2 Filmes) e MUBI (distribuidora global, streaming e produtora).
O longa-metragem fez sua estreia mundial no 80º Festival Internacional de Veneza, seguido pela exibição no Reino Unido, durante o BFI London Film Festival. A protagonista CaileeSpaeny venceu o prêmio de Melhor Atriz em Veneza e concorre ao Globo de Ouro 2024 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama.
Escrito e dirigido por Sofia Coppola, Priscilla é baseado na biografia Elvis e Eu, de 1985, assinada por Priscilla Presley e Sandra Harmon. O filme é estrelado por CaileeSpaeny (Mare ofEasttown, Maus Momentos no Hotel Royale) como Priscilla, Jacob Elordi (Euphoria, A Barraca do Beijo, Saltburn) como Elvis Presley, e DagmaraDominczyk (Succession, Bottoms, A Filha Perdida) como Ann Beaulieu.
 
Cine Vitória exibe ‘Priscilla’:
Sexta-feira, 26, às 17h45.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade