**PUBLICIDADE


Dedos cruzados


Publicado em 19 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Enfim, uma boa notícia para a combalida economia ser gipana. O Ibama finalmente emitiu licença ambiental que permite a perfuração do poço pioneiro da ExxonMobil em águas ultraprofundas da bacia Sergipe-Alagoas. Desde então, a concessionária está autorizada a iniciar sua campanha de exploração de petróleo e gás na área, contemplando até onze poços, com validade de cinco anos.
O superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes, comemora. O gestor acredita que esta é uma notícia com o potencial de remediar a grave crise observada hoje no mercado de trabalho local, com os reflexos previsíveis em toda a economia do estado.
Os blocos de exploração do consórcio liderado pela ExxonMobil em parceria com a Enauta e a Murphy Oil são contíguos à área onde a Petrobras iniciará produção no âmbito do projeto Sergipe Águas Profundas. Um dos poços fica ao lado da foz do rio São Francisco. O prazo de perfuração do poço pioneiro é em torno de dois meses. Só então se saberá, sem qualquer sobra de dúvidas, qual o potencial de produção naquela área. Tudo o que se tem, até agora, são estudos preliminares.
Dedos cruzados, portanto. Mas não se trata aqui de um bom auspício, um jogo de dados, um tiro no escuro. A expectativa mais razoável é de grandes negócios. Trata-se, antes, da primeira boa notícia relacionada à exploração de petróleo e gás a ecoar nas praias de Sergipe em muito tempo, desde quando a Petrobras voltou às costas para o estado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE