**PUBLICIDADE


Democracia inabalada


Avatar

Publicado em 06 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O golpe frustrado no dia 08 de janeiro, há um ano,quando uma horda bolsonarista invadiu e depredou as sedes dos três poderes, em Brasília, não será esquecido, não permanecerá impune. Desde a arraia miúda, como se diz em linguagem popular, até os mentores, financiadores e articuladores do golpe.
Os mentores intelectuais e financiadores do levante contra a democracia, contudo, ainda precisam ser identificados e punidos exemplarmente. De outro modo, a estabilidade do regime restará fragilizada, ferida de morte, vulnerável ante eventuais rompantes de milicos em conluio com celerados sem qualquer patente.
Sim, tudo indica, as forças armadas flertaram com o golpe, mais uma vez. Não é um gesto inédito. A história do exército brasileiro é marcada pelo pendor para o autoritarismo. Prova disso é a infinidade de golpes militares e tentativas frustradas de golpes militares registradas nos livros de História.
Segunda-feira , 08 de janeiro, quando a intentona bolsonarista completa um ano, a cúpula da República realizará um grande ato público em favor da Democracia.
O evento pretende manter o horror provocado pela pantomima golpista aceso na sensibilidade coletiva, como uma advertência: o preço da liberdade duramente conquistada pelos brasileiros, após sucessivas rupturas democráticas, é a eterna vigilância, uma luta travada entre a memória e o esquecimento.

Os mentores intelectuais e financiadores do levante contra a democracia, contudo, ainda precisam ser identificados e punidos

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE