**PUBLICIDADE


O mínimo em vigor


Avatar

Publicado em 01 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A valorização do salário mínimo, com reajustes anuais sempre acima da inflação, voltou a ser tratada como política pública com a eleição do presidente te Lula, em seu terceiro mandato. É assim que, os trabalhadores começam a receber o salário mínimo oficial de R$ 1.412, a partir deste dia 01 de fevereiro.
Toda norma é erguida sobra uma intenção. A lei que deu efeito prático à política de valorização do salário mínino, por exemplo, foi criada no governo da presidente Dilma Rousseff, com a finalidade de ampliar o poder de compra do trabalhador. A ideia era muito simples: promover a distribuição de renda e, de quebra, aquecer a economia, tudo em uma tacada só. 
Infelizmente, mesmo uma política de Estado não está a salvo de sofrer solução de continuidade. Desde quando coube ao presidente Bolsonaro definir o valor do mínimo, os reajustes anuais mal cobriam as perdas acumuladas com a inflação.
Felizmente, a política de valorização do mínimo volta a vigor. De outro modo, o trabalhador brasileiro transpiraria de sol a sol apenas para colocar comida na mesa. E quem afirma é o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese), uma fonte acima de qualquer suspeita. Para quem sustenta uma família inteira com o salário de fome que recebe a alcunha de mínimo, os poucos tostões subtraídos por um mínimo conformado à inflação fazem muita falta, podem ser a diferença entre a subsistência e a fome.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE