OPERÁRIOS TRABALHAM NO CRAVAMENTO DAS 24 ESTACAS NECESSÁRIAS PARA A NOVA PISTA DA PONTE. (André Moreira)
Obra de ampliação da ponte sobre o Poxim implanta estacas
Publicado em 06 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
A ponte Juscelino Kubitschek, sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, é uma via estratégica de acesso para a zona Sul e para a região central da cidade. Com a obra de ampliação realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o trânsito de veículos no local será mais fluido, prevenindo o afunilamento na via e até acidentes.
No momento, o trabalho consiste em cravar 24 estacas, cada uma com 45 metros de comprimento e 80 centímetros de diâmetro, e concretar os blocos de fundação, que juntos compõem o conjunto de sustentação da ponte. Este trabalho foi viabilizado por uma balsa de 18 metros de largura e 24 metros de comprimento, munida de gerador para fornecimento de energia ao maquinário.
Logo após, o foco da Emurb será voltado para o processo de cimbramento, ou seja, do escoramento da estrutura da ponte. Na continuidade do serviço, serão concretadas vigas e o piso, os acessos, uma contenção em alvenaria e a pavimentação.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica o impacto da obra na mobilidade da região. “É uma obra complexa, em que temos que colocar estacas dentro da água para que a ponte se sustente. Ainda assim, o trabalho vem sendo executado com bastante zelo, e em pouco tempo este trecho da avenida Beira Mar terá um fluxo melhor, com três faixas, assim como todo o corredor de transporte”.
Para a reforma da ponte, a Prefeitura de Aracaju investe mais de R$ 17,5 milhões, com financiamento celebrado com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Transporte. Serão utilizadas 438 toneladas de aço e mais de 3.000 metros cúbicos de concreto.
Quando concluída, a ponte terá, além de três faixas de pista de rolamento em cada sentido, com 12 metros de largura cada, uma ciclovia e duas pistas para pedestres, que beneficiarão a acessibilidade e proporcionarão mais segurança à população.
A estrutura possui uma extensão de 160 metros e a ampliação em 4 metros envolve seus dois lados. No entanto, no sentido Centro/praias haverá uma faixa com mais 2 metros, onde será criada uma pista para pedestres, totalizando 6 metros de largura. No sentido contrário, o passeio já existe.