**PUBLICIDADE


Pé-de-Meia


Avatar

Publicado em 27 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O governo federal vai recompensar os alunos que concluírem o ensino médio com um pé-de-meia. A ideia consiste em combater a evasão escolar com um argumento dos mais palpáveis, uma boa quantia em dinheiro.
A Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.
Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.
O problema atinge especialmente alunos entre 16 e 18 anos, em sua maioria homens e negros, social e economicamente mais vulneráveis. A maior faixa de evasão escolar se concentra no ensino médio. Segundo dados do IBGE, cerca de 20% da população entre 14 e 29 anos abandona ou interrompe a própria formação até o fim do ensino médio.
A evasão escolar é um entre diversos problemas nacionais agravados pela pandemia de covid-19. De fato, a qualificação e valorização do professor em sala de aula, a aplicação adequada do Fundeb, os baixos índices de aprendizagem, exigem uma abordagem mais incisiva do poder público. O governo Lula acerta ao tratar do problema de maneira pragmática.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE