**PUBLICIDADE
Redução da violência
Publicado em 22 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Os crimes violentos produzem uma sensação de insegurança conhecida de perto pelos sergipanos. Até julho do ano passado, Sergipe figurava entre os estados com grande incidência de mortes violentas, de acordo com dados levantados pelo Anuário de Segurança Pública. Felizmente, o investimento realizado pelo governo do estado já produz reflexos nas estatísticas e no cotidiano das ruas.
Sergipe é o segundo estado brasileiro com a maior redução no número de mortes violentas, conforme levantamento feito pelo Monitor da Violência, uma publicação do portal de notícias G1, com dados do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estado registrou uma queda de 26,1% na incidência de crimes contra a vida, na comparação entre 2020 e 2021.
Segundo o levantamento divulgado ontem, a tranquilidade tende a virar norma por força do bom trabalho realizado no estado, um investimento em inteligência e prevenção. A comunicação entre grupos de criminosos que atuam no estado é acompanhada pelas autoridades. Assim, com uma ação coordenada entre as forças de segurança, é possível desarticular quadrilhas inteiras, antecipando-se ao emprego da força bruta pelos marginais.
Não é história da carochinha, somente a articulação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Sergipe pode produzir efeitos positivos mais duradouros no dia a dia do estado. Não se cuida da segurança apenas com viaturas nas esquinas. O policiamento ostensivo cumpre, sim, um papel importante. Mas o emprego da inteligência nunca fez mal a ninguém.