**PUBLICIDADE


Sem futuro


Avatar

Publicado em 06 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Menos de 50% entre os alunos brasileiros conseguiram nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. Segundo a avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), não há futuro no horizonte verde e amarelo.
Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia o conhecimento dos estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes. No Brasil, 10.798 alunos de 599 escolas passaram pela avaliação.
De acordo com os últimos resultados auferidos no Pisa, o nível de aprendizado no Brasil permanece estagnado em patamar muito rebaixado, incapaz de garantir alguma competitividade no cenário internacional. No andor da carruagem, o Brasil jamais produzirá conhecimento e tecnologia, relegado ao papel secundário de produtor de matéria prima, comerciante de comodities.
A educação brasileira vai de mal a pior. As crianças brasileiras aprendem a ler e escrever cada vez mais tarde. Ao fim do ensino médio, poucos estudantes são capazes de compreender um texto simples, ou realizar operações matemáticas básicas. De acordo com levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados ano passado, o impacto da pandemia de covid-19 nas salas de aula foi devastador.
Em Sergipe, aliás, a situação é igualmente preocupante. De acordo com o anuário da educação básica divulgado há pouco mais de um ano, apenas 23,6% dos alunos da rede pública sergipana terminam o Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. No Ensino Médio, são 22,6%. Em Aracaju, os patamares são de 27,6% e 30,6%, respectivamente. Além disso, somente 52 de cada 100 jovens do estado concluem o Ensino Médio até os 19 anos.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE