**PUBLICIDADE


Sergipe sem emprego


Avatar

Publicado em 23 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A promessa de gerar empregos, um compromisso incontornável do governador Fabio Mitidieri, ainda está em vias de redundar em oportunidades de trabalho. De acordo com o levantamento mais recente, as poucas vagas criadas ainda estão muito aquém da demanda que maltrata o trabalhador sergipano.
A queda na taxa de desemprego no país, de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre deste ano, foi puxada principalmente pelo recuo do indicador em São Paulo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa no estado recuou de 7,8% para 7,1% no período. Em Sergipe, a taxa de desocupação também caiu. Porém, muito pouco.
Não há como sustentar algum pé dor para o otimismo ante as estatísticas do mercado de trabalho local. O desemprego no estado caiu um pouco no 3º trimestre de 2023 para 9,8%, frente a 10,3% do 2º trimestre e 12,1% do 2º trimestre de 2022. Mas a situação é ainda a mais dramática.
A subutilização da força de trabalho no estado é de 31,8%. O percentual de pessoas ocupadas por conta própria é de 25,5%. O percentual de empregados com carteira do setor privado chegou a 56,6%.
Além de São Paulo, apresentaram queda significativa na taxa de desemprego os estados do Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%). Sergipe, mais uma vez, falha drasticamente em matéria de geração de emprego.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE