SINDIPEMA – Patrimônio da sua Categoria
Publicado em 11 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia
Diretoria Executiva do SINDIPEMA
O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju – SINDIPEMA completou em junho/2021, 36 anos de existência, e se constitui um Patrimônio Histórico, Político/jurídico e cultural da sua base.
Em 14 de outubro último passado realizou eleições para sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A base deu vitória a Chapa de Oposição, composta por professoras e professores com trajetória de militância ativa em defesa dos direitos da categoria, bem como em defesa de uma Educação Pública Municipal de qualidade pedagógica para os nossos estudantes. A posse da nova Diretoria ocorreu na sede do SINDIPEMA, na manhã do dia 21 de outubro, e no mesmo dia a tarde, os trabalhos foram iniciados visando o domínio do conhecimento da dinâmica do funcionamento administrativo da entidade, para agilizar os encaminhamentos da luta política.
Estamos trabalhando incansavelmente para reafirmar nosso compromisso político com a nossa categoria, honrar a confiança em nós depositada nas urnas e honrar a história do nosso sindicato e a memória do saudoso líder Profº Diomedes Santos Silva, além de ampliar e consolidar nossa concepção de luta sindical sustentada em princípios ético/políticos como: escuta qualitativa e mobilização política da base; transparência nas informações e nos debates nas instâncias próprias do sindicato (assembleias, reuniões, plenárias, etc); diálogo permanente com a base, promovendo e fortalecendo a democracia participativa; Envolver em processos de partilha de saberes e experiências os dois segmentos geracionais que constituem a categoria – professoras/es aposentadas/os e professoras/es ativas/os – objetivando fortalecer as pautas comuns e as pautas específicas, somos uma única categoria, precisamos de todas e todos nós, sempre. A luta é coletiva.
Nosso papel e nossa disposição é para fazer os enfrentamentos políticos necessários, para com os gestores/as da Secretaria Municipal de Educação e o/a chefe do executivo (Prefeito) do município de Aracaju, na defesa dos nossos direitos profissionais e dos direitos dos nossos estudantes de terem uma escola pública municipal que ofereça qualidade na sua infraestrutura, com equipamentos adequados e importantes para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Nosso compromisso é com um Sindipema Forte e Comprometido com a Luta Coletiva, além de independente, como todo sindicato deve ser. Um Sindipema que mobilize sua base, comunidade escolar e sociedade de modo geral, para problematizarem as políticas de educação neoliberais vigente na Rede Municipal de Aracaju, que nega direitos a ativos e aposentados e compromete a qualidade pedagógica do ensino e da aprendizagem escolar. Um Sindipema que envolva a base no debate crítico sobre a nossa Previdência Municipal. Um Sindipema que problematize, fiscalize e participe da formulação do financiamento da Educação Municipal de Aracaju, cuja receita, se bem aplicada poderá oferecer uma educação pública referência/modelo para todo Sergipe e quiçá, para toda região nordeste, inclusive com a atualização do valor do Piso Salarial e incidência em toda carreira como garante a Constituição Federal, a LDB, a Lei do Piso, o Fundeb e toda legislação vigente.
Para a valorização dos profissionais e da Educação Pública, precisamos de todo mundo, de toda a categoria unida, de toda comunidade e do apoio de toda sociedade. As políticas e os gestores neoliberais implementam uma política de austeridade que prejudicam todos e todas nós, em especial a população mais pobre. Temos uma conjuntura política tenebrosa e imensos desafios: derrotar a PEC 32, que é uma pá de cal nos serviços públicos; denunciar a PEC 23, a PEC do Calote e agora a luta é no Senado. Defender a oferta de serviços públicos, gratuitos e de qualidade para a população, especialmente para os mais pobres que historicamente foram excluídos dos acessos à educação, saúde, moradia e renda.
Somos uma categoria profissional importante, valente e destemida e temos um sindicato classista, cutista, e por isso mesmo comprometido com as transformações sociais que não acontecerão sem as decisivas contribuições da Educação escolar. Que cada uma e cada um de nós sejamos sujeitos coletivos dessa luta, a partir do nosso local de trabalho, a partir do nosso sindicato, a partir da “aldeia”, para ampliar, fortalecer e consolidar as ações políticas de intervenção na realidade social, buscando justiça, igualdade e garantia dos direitos já conquistados. Faz-se necessário compreender os maiores desafios enfrentados pelo movimento sindical e contorná-los tornando visível a força da categoria do magistério, que é enorme, e despontando no protagonismo da luta sindical.
‘Nada sobre nós sem nós!’ Seguiremos na luta ‘Por um Sindipema forte e Comprometido com a Luta Coletiva’.