**PUBLICIDADE


Transporte coletivo


Avatar

Publicado em 09 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Às vésperas de concretizar a sempre adiada licitação do transporte coletivo de passageiros, o poder público sergipano inunda as empresas responsáveis pelo serviço com recursos imprevistos, por meio de renúncia fiscal. 
Ontem, por exemplo, o governo de Sergipe publicou portaria que garante isenção do ICMS para empresas de ônibus que atendem a região metropolitana de Aracaju. 
No total, o governo investirá quase R$ 10 milhões por ano para subsidiar o transporte coletivo. Em contrapartida, as empresas se comprometem a melhorar a qualidade do serviço e a renovar a frota, inclusive com a aquisição de ônibus menos poluentes.
Pelo andor da carruagem, a anunciada licitação será um grande negócio para as empresas prestadoras do serviço. Sob tal pretexto, há menos de um mês, foram adquiridos 20 ônibus novos em folha para operar o sistema.
As duas dezenas de ônibus novos equivalem a uma gota d’água num oceano dos 461 veículos distribuídos em mais de cem linhas cobrindo toda a grande Aracaju. Mas é também um gesto de boa vontade. Se tudo ocorrer como se espera, as empresas terão todas as condições para gozar de boa saúde financeira, mas a população será a maior beneficiada.
Segundo o governador Fabio Mitidieri, o sistema está sucateado. O preço da passagem defasada, ele admite, pesa no bolso do usuário. Com a licitação, vislumbra-se, o poder público estabelecerá parâmetros aceitáveis à prestação do serviço. Antes tarde do que nunca.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE