Tribuna
Publicado em 24 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Damares
O advogado João Fontes, pré-candidato ao governo do estado pelo PTB, confirmou em entrevista ao programa Balanço Geral, da Tv Atalaia, que convidou a ministra Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos, para disputar vaga de senador pelo estado de Sergipe. Ela não respondeu ainda.
Indignados
Professores vinculados ao Sintese continuam indignados com a aprovação de projeto do governador Belivaldo Chagas, de reestruturação da carreira, aprovado na terça-feira pela Assembleia Legislativa. Ontem eles divulgaram nomes e fotos com a posição de cada um dos deputados.
Protesto
Hoje, às 8 horas, em frente ao Palácio dos Despachos, os professores realizam um “Ato de indignação contra os projetos da pá de cal na carreira do magistério”. E podem aprovar nova paralisação
Com eles
Segundo o Sintese, votaram ao lado do magistério os deputados Iran Barbosa, Georgeo Passos, Kitty Lima, Dr. Samuel, Maria Mendonça, João Marcelo, Rodrigo Valadares, Talysson de Valmir, e Ibrain Monteiro.
Contrários
Ainda segundo o Sintese, foram contra o magistério Luciano Pimentel, Vanderbal Marinho, Zezinho Guimarães, Janier Mota, Maísa Mitidieri, Adailton Martins, Garibalde Mendonça, Zezinho Sobral, Francisco Gualberto, Jeferson Andrade, Gracinha Garcez, Capitão Samuel, e Goretti Reis.
Fujão
O deputado estadual Gilmar Carvalho, que se ausentou da sessão, também está sendo escrachado pelos professores. Os professores entendem que Gilmar quis ficar bem com governo e professores.
Perverso
Para o deputado Iran Barbosa (PT), que também é professor e foi apoiado em 2018 pelo Sintese, o governo “adotou uma engenharia de cálculo perversa, excluindo nessa proposta uma parcela importante do magistério estadual, que são as educadoras e educadores aposentados e seus pensionistas, desrespeitando, inclusive, a Lei que instituiu o piso salarial profissional nacional”.
Férias e 13º
Segundo Iran, além de excluir os aposentados e pensionistas, o Projeto determina que o abono não seja considerado para fins de pagamento de férias e 13°, não será considerado para fins de aposentadoria e só será pago até o mês de dezembro deste ano. “Votei contra esse projeto em respeito à nossa carreira”, explicou.
Socorro
Não é só contra o governo do estado que os professores estão mobilizados. Nesta sexta-feira (25), professores e professoras da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro vão paralisar suas atividades nas escolas para seguir em luta na defesa por valorização e pelo pagamento da revisão do piso salarial 2022, sem perda de direitos e respeitando a carreira.
Policiais
Já os dirigentes do Movimento Polícia Unida, que reúne policiais civis, militares e bombeiros, estão indignados com o deputado Capitão Samuel. Ele participou de todas as negociações do movimento com o governo, e mesmo assim votou a favor do reajuste de 7%, rejeitado pela categoria.
Com Edvaldo
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), escolhido pré-candidato a governador pelo grupo de Belivaldo, fez ontem uma visita ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), excluído do processo sucessório. Tenta aparar arestas e evitar que o prefeito cruze os braços durante a campanha eleitoral.
Cerco
As criticas feitas à Assembleia por organizar um sistema de proteção do prédio durante a sessão plenária da terça-feira (22) foram rebatidas pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Gualberto (PSD). De acordo com ele, a presença de policiais militares na frente do prédio ocorreu para que os trabalhos no plenário não sofressem nenhum tipo de ameaça por parte de alguns manifestantes reunidos na praça Fausto Cardoso.
Folha
O Governo do Estado informa que iniciará o pagamento da folha salarial do mês de março na próxima terça-feira (29), quando recebem os aposentados e pensionistas. Na quarta-feira (30), recebem os servidores ativos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, além dos servidores da Educação.
Outros
As demais secretarias, empresas, autarquias e fundações recebem na quinta-feira (31). Junto à folha, o Estado paga, também, os 50% do 13º salário para os aniversariantes de março.
Setor de serviços
O governador Belivaldo Chagas comemorou ontem, através das redes sociais, o crescimento do setor de serviços no estado:
“Em mais um sinal de avanço na nossa economia, os números da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe mostram ainda que houve crescimento de 1,8% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e de 10,4% em relação ao mesmo período de 2021.
Em relação à receita nominal, o aumento entre dezembro e janeiro foi de 2,7% e de 21,5% no mesmo período do ano passado, sendo 17,3% nos últimos 12 meses.
Estes dados apontam que Sergipe, com muito planejamento e equilíbrio fiscal, retomou o poder de investimento e segue nos rumos do desenvolvimento!”.