Sexta, 24 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Publicado em 26 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Dinheiro de campanhas
Empresas e entidades interessadas em prestar o serviço de financiamento coletivo de campanhas nas Eleições Gerais de 2022 já podem se cadastrar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este ano, o Tribunal antecipou o início do prazo para essa modalidade de captação de doações para campanhas conhecida também por “vaquinha virtual” ou crowdfunding, criada pela Lei nº 13.488/2017.
Essa variedade de arrecadação funciona por meio da internet e de aplicativos eletrônicos controlados por empresas especializadas na oferta desse tipo de serviço e previamente cadastrados na Justiça Eleitoral.
A etapa obrigatória de cadastramento das empresas deve ser realizada exclusivamente por meio eletrônico, com o preenchimento do formulário disponível no Portal do TSE. De acordo com a Lei nº 9.504/1997, a arrecadação via financiamento coletivo será permitida aos pré-candidatos a partir do dia 15 de maio, mediante a contratação de uma das empresas cadastradas no TSE.

Posse de Márcio
Ainda não há uma data definida para a posse de Márcio Macêdo (PT) como deputado federal, na vaga de Vandevan Noventa (PL), cassado pelo TSE por irregularidades no financiamento da campanha eleitoral. A definição de Márcio como dono da vaga foi feita pelo TRE-SE, que fez nova retotalização de votos para deputado federal
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), já encaminhou o ofício que recebeu do TRE de Sergipe, comunicando a cassação do deputado Valdevan Noventa (PL), para a corregedoria parlamentar, comandada pelo deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). Pelo regimento, o parlamentar cassado pelo TSE tem cinco dias para apresentar sua defesa, antes de a Mesa Diretora do Legislativo decretar a perda do mandato.
Márcio já foi deputado federal, é vice-presidente nacional do PT, e muito ligado ao ex-presidente Lula.

Nova pesquisa
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) ganharia de todos os pré-candidatos em todos os cenários simulados tanto de primeiro quanto de segundo turnos, segundo pesquisa do Instituto Ipespe, patrocinada pela XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (25). A terceira via não decolou. Somados, eles têm 22% das intenções de voto.
No primeiro turno, de acordo com o Ipespe, Lula tem 44% das intenções de voto na corrida pela Presidência da República, contra 26% de Jair Bolsonaro (PL).
A seguir aparecem o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), com 9%; e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) aparece com 2%.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante), a senadora Simone Tebet (PMDB) e Felipe d’Avila (Novo) aparecem empatados com 1%.
Nas simulações de segundo turno, Lula também ganha de todos os pré-candidatos.
No principal cenário simulado, contra o presidente, Lula alcançaria 54% dos votos, contra 31% de Bolsonaro. Outros 15% responderam que votariam em branco, anulariam ou que ainda estão indecisos.
A pesquisa, realizada entre os dias 21 e 23 de março, ouviu 1.000 por telefone. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04222/2022.

Fim do prazo
Termina no próximo sábado (2/4) o prazo para desincompatibilização de gestores que pretendem disputar as eleições de outubro, a janela partidária para que deputados federais e estaduais troquem de partido sem o risco da perda de mandato, e a filiação partidária.
Será uma semana de intensa mobilização, e envolve nomes importantes da política sergipana, como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Edvaldo gostaria de ser candidato a governador pelo bloco governista, mas o escolhido foi o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Muita gente ainda acredita que possa haver mudanças e Edvaldo mantém um ritmo frenético de inaugurações de obras como se estivesse em final de mandato.
O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), também citado entre os pré-candidatos a governador, tem que definiu o rumo. Na segunda-feira deve ir à Brasília para uma reunião definitiva com o comando do PL.
Esses prazos são muito distantes do período das convenções partidárias – 20 de julho a 05 de agosto – que definem as candidaturas.

Jovem eleitor
Durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os dias 14 e 18 de março de 2022, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos. A procura foi maior entre as mulheres: 52.561 pessoas do gênero feminino solicitaram a emissão do título, enquanto 43.864 homens buscaram pelo serviço. Neste período, as faixas etárias que registraram os melhores índices foram as de jovens com 18 e 17 anos, respectivamente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade