**PUBLICIDADE


Um fantasma ronda a Deso


Avatar

Publicado em 20 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


O projeto de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) jamais foi assumido com todas as letras pelo governo de Sergipe. Ainda assim, o fantasma tira o sono de milhares de trabalhadores, há anos.
Ontem, a criação de uma Frente Ampla em Defesa da Deso reuniu diversas entidades trabalhistas e populares. O objetivo é poupar o capital humano da Companhia, bem como o patrimônio dos sergipanos.
A promessa de um aporte de recursos robusto, derivado da privatização da empresa estatal, é considerada a sério pelo governo Mitidieri. Embora o projeto na mesa do governador se atenha a uma espécie de parceria com a iniciativa privada (a empresa estatal ficaria responsável pela captação e tratamento da água, enquanto o setor privado pelo abastecimento, esgotamento sanitário e a comercialização) é certo que a Deso deixaria de ser uma prestadora de serviços, a fim de perseguir o lucro, pura e simplesmente.
A população sergipana está vacinada contra a cantilena privatista. O caso da Energisa é exemplar. Após a venda da distribuidora de energia estatal, a empresa substituta se tornou conhecida pelos lapsos constantes e a péssima qualidade do serviço. Experiência assim dramática não se apaga da lembrança por força exclusiva do tempo. Desde então, a privatização é tema acolhido com apaixonada indisposição pela maior parte dos sergipanos.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE