Verde na moda

O governo de Sergipe já sabe o caminho a ser percorrido, mas precisa apertar o passo, ou ficará para trás

A indústria verde está na moda. A corrida mundial por fontes de energia limpa e renovável, o imperativo da descarbonização, possuem motivação ambiental evidente. Mas, para além da urgência climática, há também um enorme potencial econômico ainda em vias de ser explorado.
Em tese, ao menos, o Governo de Sergipe está atento às oportunidades da economia sustentável. E segue firme no intuito de promover a sustentabilidade em âmbito local.
Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o governo do estado e o Instituto Clima e Sociedade é exemplar do que aqui se afirma. Há o compromisso assumido de realizar a transição no rumo de uma economia mais sustentável e competitiva. Mas ainda não foram anunciadas medidas concretas em tal sentido.
Por enquanto, muito pouco foi feito. A adoção de um Selo Verde, certificando indústrias comprometidas com os melhores parâmetros de produtividade, e o projeto de descarbonização da Indústria de Cerâmica Vermelha, têm mérito reconhecido. Mas ainda é pouco. Para se posicionar à vanguarda será preciso fazer muito mais.
Convém não perder a chance. O futuro está dois passos à frente. O governo de Sergipe já sabe o caminho a ser percorrido, mas precisa apertar o passo, ou ficará para trás.
Compartilhe esta notícia