**PUBLICIDADE


A volta dos concursos


Avatar

Publicado em 20 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Os concurseiros com a cara enfiada nos livros disputarão as vagas oferecidas pelo governo federal em pé de igualdade, independente de CEP. O Concurso Público Nacional Unificado selecionará candidatos de forma simultânea em 220 cidades, cobrindo toda a extensão do Brasil.
Apelidada de Enem dos Concursos, a prova de seleção será aplicada no início de maio. Ao todo, serão 6.640 vagas divididas em 21 órgãos federais. As inscrições já estão abertas e vão até 6 de fevereiro.
A taxa de inscrição dará direito aos candidatos de disputar várias vagas em diferentes órgãos federais, desde que dentro do mesmo bloco temático. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), doadores de medula óssea e bolsista ou ex-bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o concurso deverá atrair de 2 milhões a 3 milhões de candidatos. Das 6.640 vagas previstas, 5.948 são para nível superior (graduação) e 692 são de nível médio. Os salários variam de R$ 3,7 mil a R$ 23 mil.
Um emprego público, com estabilidade e todas as garantias trabalhistas, em contexto de uberização massiva do trabalho, tem hoje ares de privilégio. O acesso agora facilitado às provas coloca os candidatos de norte a sul do Brasil.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE