**PUBLICIDADE
Na ponta do lápis
Publicado em 04 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Dia após dia, no entanto, os números de emprego, renda e produtividade superam as expectativas mais otimistas
.
Entre todos os acertos do terceiro mandato de Lula, a condução da política econômica se destaca. As projeções do mercado financeiro eram as mais tímidas, francamente pessimistas. Dia após dia, no entanto, os números de emprego, renda e produtividade superam as expectativas mais otimistas.
.
O Produto Interno Bruto (PIB), soma de toda a riqueza produzida no país, teve crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o crescimento foi de 3,3%.
.
O destaque da economia entre abril, maio e junho deste ano ficou com o desempenho da indústria, com alta de 1,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro, seguida pelo setor de serviços, cujo crescimento foi de 1%.
.
A comparação com o segundo trimestre de 2024 com o segundo trimestre de 2023 apontou que as iniciativas da Nova Indústria Brasil estão dando o resultado esperado pelo governo. A alta foi de 3,9%, com destaque para os setores eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos, que cresceu nesse período 8,5%. Esse resultado foi decorrente do aumento do consumo de energia em todas as classes, principalmente a residencial.
.
Sob Lula, o país voltou a crescer a passos largos. E esta não é só uma questão de fazer contas. Na ponta do lápis, contudo, o Brasil inteiro tem razão de sobra para ter fé no futuro.