Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


TRIBUNA


Avatar

Publicado em 23 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Emendas

Do senador Rogério Carvalho (PT) nas redes sociais: “Ao lado do companheiro Juquinha, assinei um ofício que garante R$ 5 milhões, em emendas individuais, para a construção do campus de Ciências Agrárias do Parque de Exposição Nicolau de Almeida, em Lagarto”.

Hospital

E completou: “Além disso, também no dia de hoje, nosso mandato conseguiu mais R$ 6 milhões para as obras do Hospital do Amor! Seguimos trabalhando incansavelmente pelo progresso de Sergipe e por melhorias a todos os sergipanos e sergipanas”.

Conselheiros

O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, nesta quarta-feira (22), os 336 novos conselheiros locais de Saúde de Aracaju, os quais atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USFs) pelos próximos três anos, de 2023 a 2026, contribuindo para o fortalecimento do controle social das políticas públicas e sendo o elo entre o poder público e a comunidade.

Modelo

Para Edvaldo, “este é um modelo do SUS que a Prefeitura de Aracaju executa de maneira muito efetiva, pois é um elemento que nos ajuda a traçar estratégias eficazes a partir daquilo que é essencial para cada área da cidade”.

Nova eleição

Após denúncia e comprovação de erro material em número de candidato do 6º distrito, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará nova eleição para escolha dos cinco conselheiros tutelares da região. O 6º Distrito compreende os bairros Santa Maria, 17 de Março, Mosqueiro, Areia Branca, São José, Robalo e Gameleira.

Disputa

O Processo de Escolha suplementar do 6º distrito conta com 18 candidatos, sendo eles os mesmos que participaram do processo ocorrido no dia 1º outubro. Serão quatro locais de votação e nove seções eleitorais. As pessoas que participaram do primeiro pleito, votarão nos mesmos locais e devem participar dessa eleição suplementar.

João Daniel

O deputado federal João Daniel (PT) participou ontem (22), de uma audiência pública promovida pelas comissões de Educação; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados com o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Temas

Segundo João Daniel, na audiência, o ministro Camilo Santana falou sobre Enem, escolas cívico-militares, cortes nas verbas da Capes, entre outros temas.

Projeto

A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, protocolou o Projeto de Lei 5.602/23, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade digital para pessoas com deficiência. A iniciativa da parlamentar visa assegurar que todos os cidadãos com deficiência tenham acesso justo às tecnologias digitais.

Inclusão

Segundo a deputada, é necessário impulsionar a inclusão e a participação integral na sociedade. “Adicionalmente, a acessibilidade digital também favorece idosos, a população com baixa instrução e outros indivíduos que possam enfrentar obstáculos no acesso”, disse.

Deficientes

A proposta de Yandra deseja, ainda, que as pessoas com deficiência utilizem de maneira autônoma e segura diversos meios digitais, incluindo portais digitais, websites, aplicativos e plataforma. O projeto destaca a importância da acessibilidade digital baseada nos princípios do desenho universal.

Casas

A Prefeitura de Aracaju vai iniciar as obras de construção das unidades habitacionais no bairro Lamarão. A solenidade será realizada na quinta-feira (23), às 9h, na rua da Glória, localizada no conjunto Vitória da Resistência, no bairro Lamarão (ao lado da avenida Paulo Figueiredo, próximo à ponte do Rio do Sal).

Hospitais

O deputado Manuel Marcos (PSD) usou o grande expediente da sessão na Alese, nesta quarta-feira (22), para lamentar o fechamento de hospitais filantrópicos. Ele falou que as unidades de saúde estão sem recursos financeiros para continuar oferecendo os serviços.

São José

Manuel Marcos destaque que “os hospitais filantrópicos foram criados por pessoas de boa vontade, famílias ricas do passado que pegavam seus bens e colocavam na construção de hospitais para atender às comunidades pobres”. Ele disse ter sido informado que o Hospital São José está para fechar.

Recursos

O parlamentar, que é médico, informou que o Governo do Estado está passando os recursos devidos, mas o Hospital São José precisa atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem uma tabela defasada com mais de 30 anos desde a última modificação.

Mortes

Para ele, é preciso exigir do Governo Federal que, de fato, “repasse recursos para não deixar as pessoas morrerem a míngua como está ocorrendo no país. As pessoas estão indo para hospitais públicos sem a menor estruturação para morrer”.

 

Ruas vivas

Neste domingo (26), a comunidade do bairro Atalaia vai receber a segunda edição do Projeto Ruas Vivas. O evento vai acontecer das 13h às 18 horas no Condomínio Estrela do Mar, localizado na Rua François Hoald, 700.

Ocupação

A ação, realizada pelo vereador Breno Garibalde, visa estimular a ocupação de ruas e avenidas do município de Aracaju. “O projeto, que já é uma lei municipal na nossa cidade, propicia momentos de lazer e cultura nas ruas, que precisam ser ocupadas pelas pessoas”, afirma o parlamentar.

Programa

A programação contará com a Feirinha da Cinelê, que é parceira dessa edição do projeto, além de apresentações culturais, oficinas, terapia integrativa, área kids e praça de alimentação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE